Você não obtém "computação em nuvem * em * formulário móvel" no sentido de ter um data center em nuvem física dentro do seu telefone. A computação em nuvem, por definição, conta com servidores remotos. Em vez disso, você acessa os serviços em nuvem * através do seu dispositivo móvel.
Veja como você acessa a computação em nuvem em seu celular:
*
aplicativos móveis: A maioria dos principais provedores de nuvem (como Google Cloud, Amazon Web Services, Microsoft Azure) oferece aplicativos móveis para gerenciar seus recursos em nuvem. Esses aplicativos geralmente permitem:
* Monitore o uso de recursos (armazenamento, computação, etc.)
* Gerenciar cobrança
* Visualize logs e alertas
* Execute tarefas administrativas básicas (dependendo do aplicativo e de suas permissões)
*
Interfaces da web amigáveis para dispositivos móveis: As interfaces da Web dos provedores de nuvem geralmente são projetadas para responder, o que significa que se adaptam à tela menor de um dispositivo móvel. Você pode acessá -los através do seu navegador móvel e executar muitas das mesmas tarefas que faria em uma área de trabalho.
*
Mobile-First Cloud Services: Muitos serviços em nuvem são projetados com o celular em mente. Pense em aplicativos como:
*
Google Drive/Photos/Docs: Eles armazenam seus dados na nuvem do Google e permitem acessar e editá -los do seu telefone.
*
Dropbox/onedrive/iCloud: Serviços semelhantes de armazenamento e sincronização em nuvem.
*
Microsoft 365/Google Workspace: Permita o acesso ao e -mail, planilhas, processamento de texto e outras ferramentas de produtividade.
*
Serviços de streaming (Netflix, Spotify, etc.): Eles dependem muito da infraestrutura de nuvem para fornecer conteúdo ao seu dispositivo móvel.
Em essência, seu dispositivo móvel atua como um * cliente * para a nuvem, não como uma nuvem. O poder de computação real e o armazenamento de dados residem em data centers remotos. Você interage com a nuvem através de aplicativos e interfaces da Web otimizadas para uso móvel.