Vários serviços permitem que usuários remotos se conectem a uma rede. O mais comum incluir:
*
VPN (Rede Privada Virtual): Isso cria uma conexão segura e criptografada sobre uma rede pública (como a Internet) para uma rede privada. É a opção mais segura para acesso remoto.
*
rdp (protocolo de desktop remoto): Permite que um usuário controla a área de trabalho de um computador remoto como se estivesse sentado na frente dele. Geralmente usado para sistemas Windows, mas existem protocolos semelhantes para outros sistemas operacionais.
*
ssh (shell seguro): Usado principalmente para acesso seguro na linha de comando a servidores e computadores remotos, mas também pode ser usado para transferência e tunelamento de arquivos seguros. Muito comum em ambientes Linux e UNIX.
*
gateway de desktop remoto (gateway rd): Um serviço do Windows Server que fornece acesso seguro aos recursos internos via RDP. Atua como um ponto central de acesso e aprimora a segurança.
*
citrix/vmware: Essas são soluções de infraestrutura de desktop virtual (VDI) que permitem aos usuários acessar um ambiente de desktop virtual de qualquer lugar com uma conexão com a Internet.
*
Serviços baseados em nuvem (por exemplo, AWS, Azure, Google Cloud): Eles fornecem acesso remoto a servidores e recursos virtuais por meio de vários protocolos e interfaces.
O serviço específico usado depende dos requisitos de segurança da rede, dos sistemas operacionais envolvidos e do tipo de acesso necessário (por exemplo, acesso à linha de comando, controle completo da área de trabalho, acesso a aplicativos específicos).