1. Arquitetura de armazenamento de carga: Os sistemas RISC e CISC podem implementar diretamente uma arquitetura load-store por meio de instruções como LOAD e STORE. Esta separação permite uma decodificação de instruções mais simples, bem como a eliminação de modos de endereçamento complexos encontrados em sistemas CISC.
2. Operações de registro para registro: Os sistemas RISC enfatizam o uso de operações de registro para registro para aumentar o desempenho. Os sistemas CISC também podem suportar operações registro a registro, e os processadores CISC modernos geralmente possuem um número significativo de registros de uso geral para otimizar o desempenho.
3. Modos de endereçamento simples: Os sistemas RISC normalmente empregam modos de endereçamento mais simples, como registro indireto, base mais deslocamento e imediato. Os sistemas CISC podem implementar diretamente esses modos de endereçamento mais simples, embora também possam suportar modos de endereçamento mais complexos para compatibilidade com código legado.
4. Pipeline: Os sistemas RISC e CISC podem se beneficiar do pipelining, que envolve dividir as instruções em estágios e executá-las simultaneamente. Os avanços na tecnologia de compiladores e no design do processador tornaram o pipeline viável para ambas as arquiteturas.
5. Conjunto de instruções reduzido: Os sistemas RISC empregam um conjunto reduzido de instruções que são comumente usadas e fáceis de decodificar. Os sistemas CISC podem emular um comportamento semelhante ao RISC por meio de técnicas como microprogramação ou tradução binária, permitindo-lhes executar instruções no estilo RISC com eficiência.
Contudo, vale a pena notar que nem todas as características dos sistemas RISC podem ser implementadas diretamente em sistemas CISC. Por exemplo, os sistemas RISC geralmente favorecem um formato de instrução de comprimento fixo para uma decodificação mais simples, enquanto os sistemas CISC podem usar instruções de comprimento variável para densidade de código. Além disso, o nível de ortogonalidade (consistência no design das instruções) pode diferir entre os sistemas RISC e CISC.