O objetivo mais importante de qualquer projeto do sistema é fornecer os requisitos estabelecidos do usuário. Diante disso, garantir que o seu projeto está aderindo às especificações, você verá três principais elementos representados por um Diagrama de Fluxo de Dados (DFD ) - ou seja, de desempenho , controle e mutabilidade. Tenha em mente também que o DFD será eloquente , concisa e logicamente consistente em todo o seu ciclo de vida. Ao contrário do gráfico de fluxo , não há "Start" ou "Stop" no DFD . DFDs irá representar graficamente o processamento do fluxo de dados à medida que se move a partir de fontes através de operações entre repositórios de entrada e saída. Você vai descobrir que, em qualquer sistema , independentemente da complexidade , você verá três operações básicas: entrada, processamento e saída. Instruções
Criando Diagramas de Fluxo de Dados
1
Comece com a entrada do sistema . Por exemplo, uma editora que vende livros tem duas funções de entrada /saída distintas , Clientes e Publishers. Você pode usar quadrados rotulados como " Comprador " e "Editor" para representar estes.
2
Criar " armazenamentos de dados. " Estes, em poucas palavras, são repositórios que podem ser bancos de dados , arquivos , planilhas ou qualquer outra coisa que você precisa para armazenar todos os dados pertinentes. No exemplo editora, categorias podem incluir "Livros ", " clientes", " pedidos pendentes ", " Orders Editor " e " editores ". Diagrama cada um deles como um retângulo aberto horizontal estreito e rotular cada categoria.
3
Criar o diagrama de "Processo" . Isto é simplesmente um retângulo vertical com cantos arredondados. Você vai representar cada processo envolvido no exemplo editora aqui. Continuando o exemplo da editora , digite " Verificação Order ", " Embarque Verificação ", "Montar Orders ", " Jogo embarques a ordens pendentes " e " Monte requisição ao Publisher " .
4
montar o fluxo de dados através da construção de setas marcadas para ligar as "lojas de dados", "Processos" e entidades do Diagrama de Fluxo de Dados de entrada /saída . No nosso exemplo editora , uma seta deve fluir a partir dos "clientes" para " Verificação Order ", representando o processamento de um pedido de um cliente . Crédito e fim história fluirá a partir do " Clientes " armazenamento de dados para o processo de verificação da ordem. Uma vez que a ordem é validada, o fluxo irá para "Pendente ordens . " "Pendente Orders" fluirá ordens ao "Atribuir Expedição a ordens pendentes " do processo.
5
Mostrar o fluxo de dados entre o fluxo de dados como entidades apenas dados , sem tentar descrever o movimento físico de material real .