O botão "formato" (ou opções semelhantes como "Painter de formato", "formatação" etc., dependendo do software) altera a apresentação visual de texto, objetos ou células. Exatamente o que faz depende fortemente do aplicativo:
*
nos processadores de texto (como Microsoft Word, Google Docs): Ele controla aspectos como fonte (tipo de letra, tamanho, estilo - negrito, itálico, sublinhado), formatação de parágrafos (indentação, espaçamento, alinhamento), listas (marcadores, numerados) e muito mais. Também pode incluir opções para aplicar estilos (modelos de formatação predefinidos) ou alterar a aparência geral com os temas.
*
em planilhas (como Microsoft Excel, Google Sheets): Ele lida com a formatação celular, como formatos de números (moeda, porcentagem, data), alinhamento (texto dentro da célula), fonte, bordas, preenchimento de cores e regras de validação de dados.
*
no software de apresentação (como Microsoft PowerPoint, Google Slides): Afeta a formatação de texto de maneira semelhante aos processadores de texto, mas também inclui opções para layouts de slides, animações, transições e formatação de objetos (formas, imagens).
*
nos editores de imagem (como o Photoshop, Gimp): Geralmente se refere ao ajuste de aspectos de uma imagem como cor, contraste, brilho, afiamento e filtros de aplicação.
*
nos editores da página da web (como WordPress, Wix): Ele pode abranger uma ampla gama de opções de formatação, ajustando o texto, imagens e o layout da própria página da web. As opções exatas variam muito com base no software.
Em resumo, o botão "formato" ou os recursos relacionados são um hub central para controlar a aparência do seu conteúdo, e não o que ele diz *.