Você pode absolutamente fazer um jogo de Pokemon usando o RPG Maker 2003! Aqui está um guia para você começar:
1. Planejamento e preparação: *
Defina seu jogo: * Escolha uma região, história e conjunto de Pokemon que você deseja apresentar.
* Decida sobre a dificuldade geral e o público -alvo.
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Crie um mapa detalhado: * Use o editor de mapa interno do fabricante de RPG para projetar sua região.
* Divida o mundo em áreas menores (cidades, rotas, florestas, cavernas).
* Considere locais para treinadores, encontros de Pokemon e eventos.
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Projete seus personagens: * Crie sprites para o seu personagem e rivais do jogador.
* Considere sprites personalizados para treinadores e NPCs.
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Desenvolva o sistema de combate: * O sistema de batalha do fabricante de RPG pode ser adaptado para simular batalhas de Pokemon.
* Crie um banco de dados de Pokemon com estatísticas, movimentos, tipos e habilidades.
* Programe a mecânica de batalha (atacando, defendendo, usando itens etc.).
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Crie uma estrutura de script: * O RPG Maker's Scripts Language (Ruby) será sua ferramenta principal para personalizar o jogo.
* Aprenda rubi básico para lidar com eventos, gatilhos e combate a lógica.
2. Mecânica central: *
Criação do personagem: * Implemente uma tela de criação de personagens onde os jogadores podem escolher um Pokémon inicial.
* Use eventos ou scripts para atribuir o motor de partida ao partido do jogador.
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Exploração: * Os jogadores se movem pelo mapa usando as teclas direcionais.
* Use eventos para desencadear interações com treinadores, NPCs e encontros de Pokemon.
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Encontros de Pokemon: * Implementar encontros aleatórios usando eventos e scripts.
* Crie um sistema para determinar qual Pokémon aparece em diferentes áreas.
* Projete a taxa de encontro e os níveis de Pokemon selvagem.
* Batalhas
: * Utilize o sistema de batalha do fabricante de RPG para simular o combate Pokemon.
* Use variáveis para rastrear HP, PP e outras estatísticas de batalha.
* Programe as diferentes ações de batalha (atacar, defender, usar itens, executar).
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Tipo Sistema: * Implementar o sistema do tipo Pokemon para determinar a eficácia de danos.
* Use scripts para calcular vantagens e desvantagens do tipo.
3. Recursos avançados: *
Treinamento e nivelamento: * Crie um sistema para obter experiência e nivelar o Pokemon.
* Implemente diferentes métodos para treinamento (batalhas, captura, etc.).
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itens e habilidades: * Adicione uma variedade de itens (poções, bolas, TMS) com efeitos específicos.
* Inclua habilidades de Pokémon que influenciam os resultados da batalha.
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academias e líderes: * Projete batalhas de ginástica desafiadora com Pokémon e estratégias específicos.
* Implementar um sistema para desbloquear crachás e progridir a história.
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Negociação e criação: * Se você deseja, crie um sistema de negociação, permitindo que os jogadores trocem Pokémon.
* Considere adicionar mecânica de reprodução para criar novos Pokemon.
4. Ferramentas e recursos: *
RPG Maker 2003: Esta é a sua principal ferramenta de desenvolvimento.
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Script rubi: Aprenda scripts básicos para personalizar eventos e mecânicos.
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Fóruns e comunidades online: Procure orientação e inspiração nas comunidades criadoras de RPG.
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Ativos pré-fabricados: Encontre recursos gratuitos ou pagos, como tilesets, sprites de personagens e música.
Notas importantes: *
Paciência: Criar um jogo de Pokemon é um processo longo e detalhado.
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Curva de aprendizado: Domine o básico do fabricante de RPG e scripts de rubi.
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Criatividade: Deixe sua imaginação correr solta e criar um mundo único e envolvente.
Exemplo de um script simples: `` `Ruby
Este script aciona um encontro de Pokemon quando o jogador pisa em um ladrilho específico.
Modifique o ID do ladrilho e encontre dados conforme necessário.
$ game_player.on_tile_change =proc {| x, y |
Se $ game_map.data [x, y] ==20 # ID de ladrilhos para gatilho de encontro
# Encontre lógica aqui (por exemplo, escolha um Pokemon aleatório)
# Comece uma batalha usando o sistema de batalha do fabricante de RPG
fim
}
`` `
Seguindo estas etapas e dedicando tempo e esforço, você pode criar seu próprio jogo de Pokemon no RPG Maker 2003. Lembre -se de se divertir e explorar sua criatividade!