A Gamemaker é um motor fantástico conhecido por sua acessibilidade e versatilidade. Você pode criar uma vasta gama de jogos, desde jogos 2D simples a experiências mais complexas.
Aqui está um colapso:
Gêneros de jogo que você pode criar facilmente: *
plataformas 2D: Pense em hits clássicos de Mario, Sonic ou modernos como Celeste. A física interna e a interface intuitiva do Gamemaker o tornam perfeito para plataformas.
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atiradores de cima para baixo/jogos de aventura: Jogos como a lenda de Zelda ou entram no Gungeon. A Gamemaker permite gerenciar facilmente vários objetos, projéteis e criar ambientes de cima para baixo.
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Jogos de interpretação de papéis (RPGs): JRPGs clássicos ou RPGs mais orientados para a ação. Você pode implementar combate, sistemas de inventário, árvores de diálogo e até mecânica simples de criação.
* Jogos
Puzzle: De clássicos como Tetris e Sudoku a plataformas de quebra-cabeça mais complexas, como Portal ou Braid, a Gamemaker fornece as ferramentas para construir cativantes-acrescentadores do cérebro.
* Jogos de Arcade: Pense no Pac-Man, Invaders Space, ou mesmo títulos modernos de inspiração de arcade. O sistema orientado a eventos da Gamemaker é adequado para criar ações em ritmo acelerado.
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romances visuais: Jogos fortemente orientados a histórias, onde os jogadores fazem escolhas que afetam a narrativa. O Gamemaker permite exibir texto, imagens e até integrar histórias de ramificação.
jogos mais avançados (com esforço e plugins): *
Jogos 3D: Embora principalmente um motor 2D, o Gamemaker pode ser usado para 3D básico com limitações. A obtenção de 3D complexa geralmente envolve bibliotecas externas ou soluções significativas.
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Jogos multiplayer: A Gamemaker oferece recursos de rede embutidos. No entanto, a criação de jogos multiplayer online estável e escalável geralmente requer conhecimento avançado de programação e serviços externos.
Exemplos de jogos de sucesso feitos com o Gamemaker: *
Undertale: Um RPG aclamado pela crítica conhecido por seu sistema de combate exclusivo, personagens memoráveis e narrativa emocional.
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Linha direta Miami: Um atirador acelerado e de cima para baixo, com uma estética retrô, conhecida por sua violência brutal e jogabilidade viciante.
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Drifter de luz: Um RPG de ação bonito e desafiador com um mundo misterioso e combate em ritmo acelerado.
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Risco de chuva 2: Um atirador de terceira pessoa de trapaça, com foco na jogabilidade cooperativa e sobrevivendo contra hordas de inimigos.
Coisas a considerar: *
Conhecimento de programação: A Gamemaker usa sua própria linguagem de script chamada GML, que é amigável para iniciantes, mas escala em complexidade. Você pode criar jogos simples com ações de arrastar e soltar, mas a mecânica mais complexa exigirá codificação.
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Escopo de jogo: O Gamemaker é ótimo para projetos menores e médios. Jogos grandes e altamente complexos podem ser mais adequados para motores como unidade ou motor irreal, que oferecem recursos mais avançados e ferramentas de otimização de desempenho.
No geral, o Gamemaker é um motor fantástico para aprender o desenvolvimento de jogos, o protótipo idéias rapidamente e dar vida às suas visões de jogo 2D!