Em 1981, um jogo de computador chamado historicamente importante 3D Monster Maze foi lançado. Este jogo foi o primeiro para o computador de casa para incluir animação tridimensional (3D) que incluiu as paredes do labirinto e um tiranossauro rex monstruoso. Desde então, o uso de computação gráfica 3D foi refinado e que encontra o seu caminho para a maioria dos jogos de computador no mercado . Spaism
Spaism é o mais antigo exemplo conhecido de um jogo de computador de animação 3D. Lançado em março de 1974 pelo desenvolvedor Jim Bowery, que era um jogo de computador em rede que incidiu sobre simulação espacial. Jogadores voou ao redor do espaço a atacar uns aos outros em naves espaciais do fio-frame . Este jogo foi jogado na rede PLATO ( Programmed Logic para operações automatizadas de Ensino ) na Universidade de Illinois. Isso significava que poucas pessoas tiveram acesso ao jogo e que levaria até Monstro 3D Maze 3D para chegar a um computador em casa.
Wolfenstein 3D
Este jogo foi não é o primeiro dos jogos de primeira pessoa - atirador ter gráficos 3D , mas era um dos mais inovador . O jogo seguiu muitos jogos de ação baseado em labirinto como Catacomb 3-D e Hovertank 3D, mas incluiu escolhas para muitas armas diferentes e tinha muito mais realismo do que os jogos anteriores. O jogo teve mais inimigos , chefes, paredes detalhadas e outros elementos que a tornaram um best-seller . O sucesso do jogo levou a jogos semelhantes, mas mais complexos, como o Doom , Quake e Halo que tomaram o mundo pela primeira - pessoa -shooter pela tempestade. O jogo está disponível , gratuitamente, no serviço de download Steam.
Super Mario 64
Super Mario 64 foi lançado no Japão em 1996 e um ano depois, em América do Norte . Este foi um dos primeiros jogos para a plataforma de jogos que continha verdadeiros polígonos 3D. Começou a partida para os fabricantes de videogames longe dos sprites 2D tradicionais e jogos de rolagem lateral. Isso deu caracteres plena liberdade de movimento em uma área aberta . Os jogadores foram incentivados a explorar os grandes mundos através de missões complexas. O jogo está disponível para o Nintendo 64 e foi refeito como Super Mario 64 DS em 2004 para o Nintendo DS.
World of Warcraft
Em 2004 , World of Warcraft foi lançado para o PC. Este jogo imerso milhões de jogadores em um mundo tridimensional que deixá-los interagir uns com os outros em batalhas e missões. Classificado como um jogo de RPG online multiplayer massivo (MMORPG), o quarto da série tem mais de 11 milhões de assinantes que participam nesta terra gráfica diversificada que inclui recursos como tempo variável como chuva, tempestades de areia e neve . O jogo levou quase cinco anos para desenvolver e recebeu muitos comentários positivos sobre a liberação .