A segunda geração de computadores (aproximadamente 1955–1964) foi caracterizada pelos seguintes recursos:
*
Usa transistores . Os transistores substituíram os tubos de vácuo como principal componente eletrônico. Os transistores são menores, mais rápidos e mais confiáveis que os tubos de vácuo e consomem menos energia. Isso permitiu que os computadores se tornassem menores, mais rápidos e mais baratos de operar.
*
Linguagem Assembly . A linguagem assembly é uma linguagem de programação de baixo nível projetada para uma arquitetura de computador específica. A linguagem assembly não era tão fácil de usar quanto as linguagens de programação de alto nível, mas dava aos programadores mais controle sobre o computador.
*
Memória de núcleo magnético . A memória de núcleo magnético foi usada para armazenar dados e programas. A memória de núcleo magnético é composta de minúsculos núcleos magnéticos, feitos de um material que pode ser magnetizado na direção positiva ou negativa. Isso permitiu que os dados fossem armazenados em formato binário.
*
Dispositivos de entrada/saída . Dispositivos de entrada/saída como teclados, impressoras e unidades de fita magnética foram usados para se comunicar com o computador.
*
Processamento em lote . O processamento em lote era a principal forma de execução de programas. Com o processamento em lote, um grupo de programas era enviado ao computador de uma só vez, e o computador os processava em ordem.
* **Os computadores de segunda geração incluem IBM 709, IBM 1401, IBM 1620, CDC 1604, UNIVAC LARC.