Em sistemas de informação geográfica - sistemas para armazenar, editar e exibir informação geográfica em um computador - coberturas e shapefiles são representados como modelos básicos de dados vetoriais. Em termos de estrutura de dados, que ambos consistem em uma tabela que lista as coordenadas de um nó de início , um nó final e quaisquer vértices entre e , em seguida, indica quais linhas passam por quais pontos . No entanto, apesar de suas semelhanças , existem algumas diferenças fundamentais entre eles. Cobertura
A cobertura é o que é conhecido como uma estrutura de dados topológica. A estrutura de dados de cobertura consiste de uma pasta que contém várias classes de recursos chamados , como o arco , etiqueta e polígono. Cada classe de recurso não correspondem diretamente a uma característica geográfica , mas cada característica geográfica - o uso da terra , rua, estrada de ferro , como alguns exemplos - corresponde a uma pasta de cobertura. A cobertura geográfica armazena informações sobre os países vizinhos e as relações entre e entre eles, em tabelas de atributos . As tabelas de atributos estão ligados a arquivos binários escondidas contendo a informação geométrica para cada classe de recurso .
Cobertura de Benefícios
A armazena informações sobre cobertura de vértices compartilhados de características geográficas adjacentes uma vez em vez de duas vezes e por isso deve , pelo menos em teoria, produzir um tamanho de arquivo que é de até 50 por cento menor do que um shapefile . No entanto, isso raramente é o caso na prática, porque coberturas exigir arquivos adicionais para armazenar informações topológica. Note que, embora as tabelas de atributos representam uma grande proporção do tamanho total do arquivo , a proporção é a mesma , independentemente de características geográficas são armazenados como coberturas ou shapefiles .
Shapefile
< br >
A estrutura de dados shapefile também links de arquivos geométricas para arquivos de atributos , mas cada um shapefile corresponde diretamente a uma classe de recurso . Em um shapefile , características geográficas são representados por anéis fechados , ou loops, que permitem , características desconexas e sobreposição complexas a serem representados. A característica geográfica que é cortada por uma rua ou estrada de ferro pode ser representado como dois anéis correspondentes a dois registros na tabela de atributo ou como um único anel com duas partes que correspondem a um único registro na tabela de atributos .
< br > Benefícios shapefile
a principal vantagem da estrutura de dados de arquivo modelo é a sua simplicidade , o que permite que as características geográficas para ser elaborados mais rápido do que os que estão armazenados como uma cobertura . Além disso, shapefiles podem ser copiados facilmente sem a necessidade de ser explicitamente importados ou exportados ea especificação shapefile é apoiada por numerosos pacotes de software. Shapefiles são geralmente maiores que as coberturas , mas como o custo de espaço de armazenamento caiu os tamanhos dos arquivos relativos tornaram-se menos de um problema entre os usuários de GIS do que eram antes .