Software proprietário é desenvolvido por empresas privadas e seu código fonte é protegido por leis internacionais de direitos autorais. Enquanto isto não protege promotores privados e os seus investimentos , mas também resulta em algumas desvantagens significativas em relação aos protocolos de software de código aberto . Custos mais elevados, modelos de distribuição mais lento e falta de personalização são todas as desvantagens de protocolo proprietário . Distribuição e custo de propriedade
44% dos entrevistados de uma pesquisa realizada pela ComputerEconomics.com listados dependência de fornecedores de software como uma razão que eles consideram software de código aberto superior ao protocolo proprietário . Os sistemas de distribuição gratuita associados com software open source evitar muitos dos custos de distribuição de software , tais como o transporte, publicidade e comissões de varejo , que são geralmente associados com a distribuição de software comercial. 22 % dos entrevistados também citaram o custo total de propriedade como uma razão pela qual eles preferem não usar o software e os protocolos proprietários.
Entrada limitada
Desenvolvedores de software proprietário proteger sua código por leis internacionais de direitos autorais , modificações que impedem ou trabalhos derivados sejam criados por desenvolvedores não autorizadas. Enquanto isso protege sua propriedade intelectual do roubo , ele também limita a quantidade e diversidade ou a entrada em desenvolvimento . Com o protocolo proprietário, o código-fonte é conhecido apenas por um número limitado de desenvolvedores a serviço de uma determinada empresa de software. A diversidade de entrada e mão de obra disponível para desenvolver e aperfeiçoar o software proprietário é limitado pelo número de funcionários que estão autorizados a desenvolver o software. Alternativamente, software de código aberto é desenvolvido pelas comunidades globais de desenvolvedores. Desenvolvedores de software de código aberto , muitas vezes doam seu trabalho, em seu tempo livre , eo tamanho ea diversidade da comunidade de desenvolvimento open source é teoricamente limitado apenas pelo número de pessoas no mundo, com conhecimentos de programação .
Personalização e Segurança
Devido ao potencial menor número de desenvolvedores trabalhando em um projeto exclusivo , as atualizações podem ser feitas muito mais lentamente do que as atualizações a contrapartida de código aberto do projeto. Como o software malicioso, como vírus desenvolver, desenvolvimento de código aberto tem o potencial para neutralizar e proteger contra eles muito mais rapidamente. Um exemplo de alto nível de software de código aberto que possui uma maior segurança do que seu equivalente proprietário é o Mozilla Firefox. Desenvolvimento do Firefox tem sido capaz de responder a ameaças de segurança de alto nível dentro de um tempo muito mais curto do que o Internet Explorer, que está atrasado por protocolos proprietários e a espera para as datas de lançamento de actualização oficiais. Os usuários com experiência em programação também pode personalizar legalmente seu software para atender às suas necessidades individuais, mas isso é considerado um ato ilegal com software proprietário.