Software, incluindo sistemas operacionais e aplicativos , é criado usando o código de programação . Os programadores escrevem código-fonte , o que é então compilado em código executável , criando o produto que você finalmente executado no seu computador . Existem muitos sistemas operacionais em uso para contextos pessoais , comerciais e industriais , e algumas delas são de código fechado e alguns estão abertas. Em geral, um sistema de código aberto é aquele em que o código fonte é visível para você, e em um sistema de código fechado que não é. Princípios
O princípio do software de código aberto é que, como um usuário que tem o direito de acessar o código-fonte. Se você estiver usando um sistema de código fechado , você não tem acesso ao seu código-fonte, mesmo quando o software foi adquirido com uma licença comercial. Além de ser capaz de ver como um programa foi implementado , muitas licenças de código aberto também permitem que você alterar e redistribuir o software , embora muitas vezes isso depende do tipo de licença utilizada.
Diferenças
Ter acesso ao código-fonte não é a única diferença entre os sistemas de código aberto e fechado . Embora sistemas operacionais de código fechado são normalmente desenvolvidas pelas corporações e trabalhou em apenas por pessoas dentro da organização , sistemas de código aberto tendem a ser desenvolvido por grandes comunidades. Como os programas de código aberto têm código visível , os usuários e consumidores do software são capazes de identificar erros, e até mesmo corrigi-los. Devido a isso , os sistemas de código aberto são frequentemente atualizados com mais regularidade do que os sistemas de código fechado .
Sistemas fechados
Existem muitos sistemas de código fechado em uso. Microsoft Windows e sistemas operacionais da Apple OS X são de código fechado , e ambas as plataformas de software para fornecer uma variedade de contextos , incluindo computação pessoal , servidores e móvel. Os sistemas operacionais mais utilizados em computadores pessoais , computadores de secretária particular , tendem a ser de código fechado , embora as alternativas de código aberto estão em ascensão .
Sistemas Abertos
A número de sistemas operacionais de código aberto estão em uso para desktop, servidor e os dispositivos móveis. Embora a maioria dos PCs pessoais executar um sistema de código fechado , uma parte substancial dos servidores Web em operação executar uma plataforma open source, particularmente o Linux , que é o sistema de código aberto mais comum em uso a partir de 2011 . O aumento na computação móvel também tem causado um aumento no uso de sistemas operacionais de código aberto , incluindo os sistemas do Google Chrome e Android e Ubuntu Linux .
Considerações
Afora os fundamentalmente diferentes princípios envolvidos na escolha de um sistema operacional de código aberto ou fechado , há algumas diferenças importantes entre os sistemas disponíveis para os usuários. Embora os sistemas como o Linux é livre , muitos usuários não se sentem confortáveis usando-os como eles podem ser mais difícil se você não for um especialista de computação. No entanto, com a computação móvel , a utilização de plataformas de código aberto está expondo essas tecnologias para novos usuários.