software livre - o que é um grande conceito ? . Ao longo dos anos , a idéia de código-fonte aberto - livre para usar - software cresceu e construiu uma cultura rica. Linux , Firefox , Apache e Java formar as bases da Internet e qualquer um pode baixá-los todos e não pagar um centavo. Então como é que o conceito de software livre surgiu? A resposta é um pouco complicada. Os primeiros dias de
A história do software livre remonta à década de 1970 , os primeiros dias do computador desktop. Os computadores Altair e IMSAI tinha pouca funcionalidade e parte da diversão estava criando o software de baixo nível para fazê-los funcionar . Como as máquinas cresceu em complexidade, algumas almas corajosas começaram empresas que criaram e comercializados software para essas novas máquinas. Outros, confortável com a idéia de que o software deve ser compartilhado , continuaram a trocar ou doar suas obras.
GNU e GNU Public License
Em meados da década de 1980, Richard Stallman , um programador do MIT, criou um conjunto de programas utilitários UNIX reforçada e melhorada . Ele chamou este conjunto de programas GNU , uma abreviação para " GNU Não é UNIX ", e distribuiu-os como o que ele chamou de " software livre". Junto com o código fonte, ele criou um contrato de licença de software que ele chamou a Licença Pública GNU , ou GPL. Esta licença afirmou que os programas poderiam ser usados , melhorado, doado ou vendido a outros com a ressalva de que o código fonte deve ser incluído e que qualquer trabalho derivado também ser distribuídos sob a GPL.
Linus Torvalds e Linux
no início de 1990 , Linus Torvalds , um estudante universitário na Finlândia , criou os componentes de baixo nível de um sistema operacional UNIX -like ao experimentar com os recursos de multitarefa do Intel 386. Sua obra foi combinado com uma série de componentes do GNU para criar um sistema operacional full-featured chamado Linux, que funcionou em um PC baseado em i386 . Uma vez que os componentes GNU foram empacotados em distribuições mais populares , a licença GPL se tornou uma parte obrigatória do pacote.
Crescimento do Open Source
Linux apareceu em uma sorte tempo . A Internet estava apenas entrando em seu próprio e maior parte da rede foi formada em máquinas UNIX . A maneira mais fácil para amadores para entrar na Web foi através de Linux. Desenvolvedores logo se uniram para iniciar novos projetos de código aberto para criar os alicerces da Web como a conhecemos hoje. Apache , Mozilla , MySQL e Java todos têm raízes em open source .
Benefícios do Open Source
Apesar da vantagem óbvia de código aberto é o seu preço , há vários outros fatores que tornam esta uma boa escolha . Open source significa que o código fonte deve estar disponível para ser lido, compilado, modificado ou melhorado. Projetos de código aberto constantemente crescer e se adaptar conforme as necessidades . Em muitos casos, bases de código garfo , tornando-se vários pacotes, cada um abordando diferentes necessidades. Muitos projetos têm agora o apoio corporativo com as versões comerciais e livres , oferecendo muito mais estabilidade e apoio.