Um tableau simplex consiste de uma função objetivo linear que deve ser otimizada de acordo com uma série de restrições. Para resolver problemas de programação linear complexas , as restrições são transformadas em equações e resolvidos usando matrizes tableau simplex . A matriz simplifica o problema, já que a função objetivo e as restrições são definidos e alinhados de uma forma mais clara , e cada cálculo é monitorado até que uma solução ótima seja alcançada. Instruções
1
Abra um novo documento no Microsoft Word. Digite cada restrição em uma equação .
Por exemplo, x (1) 2 x (2) 4 x (1) < = 3 seria escrito como x ( 1 ) 2 x (2 ) x ( 4 1 ) + s1 + s2 + s3 = 3 , em que S1 , S2 e S3 são as variáveis de folga . O número de variáveis de folga é igual ao número de restrições.
2
Digite um símbolo suporte abrir e fechar com um espaço entre elas , em um tamanho de fonte grande . Vá para o menu "Tabela" e selecione " Inserir Tabela ". Determinar o número de colunas e linhas que você precisa com base no número e duração de cada equação. Digite os números adequados no " Número de colunas" e " Número de linhas " campos. Selecione " Ajuste Automático ao Conteúdo . " Clique em " OK".
Por exemplo, se há três restrições com três fatores em cada um , precisaríamos de sete colunas. Três colunas são necessárias para cada coeficiente , três para três variáveis de folga , e uma coluna para a soma .
3
Digite cada coeficiente para a primeira equação em uma célula correspondente da tabela no primeira linha. Insira "1" para a primeira variável de folga e "0" para as variáveis de folga restantes. Digite a soma na última coluna . Repita este passo para as equações restantes. No nosso exemplo equação acima , a primeira linha iria aparecer da seguinte forma :
1 2 4 1 0 0 3
4
Na última linha, insira o valor absoluto de cada coeficiente em a função de objeto. Digite "0" para as variáveis de folga e soma . Por exemplo , se a função objectiva é z = x ( 1 ) 2 x ( 2 ) -X ( 3 ) , a última linha seria :
-2 -1 1 0 0 0 0