O Excel não possui um teste HSD (diferença honestamente significativa) embutida de Tukey. Você precisa usar o suplemento de ferramenta de análise de dados, juntamente com alguns cálculos extras, para realizar este teste post-hoc. Aqui está como:
1. Ativar a ferramenta de análise de dados: * Vá para
arquivo> opções> add-ins .
* Na parte inferior, escolha "suplementos do Excel" na caixa "Gerenciar" e clique em "Go".
* Verifique a caixa ao lado de "Análise Toolpak" e clique em "OK".
2. Realize uma ANOVA unidirecional: * Seus dados devem ser organizados com cada coluna representando um grupo diferente e cada linha representando uma única observação.
* Vá para
dados> análise de dados> ANOVA:fator único .
* Selecione seu intervalo de dados (incluindo os cabeçalhos da coluna).
* Escolha um nível alfa apropriado (normalmente 0,05). Isso determina seu nível de significância.
* Verifique "Etiquetas na primeira linha" se seus dados incluirem cabeçalhos.
* Escolha um intervalo de saída ou uma nova planilha.
* Clique em "OK". Isso fornece os resultados do teste ANOVA.
Você precisa de uma estatística F significativa (valor p
3. Calcule o HSD de Tukey:
Como o Excel não calcula diretamente o HSD do Tukey, você precisará fazer isso manualmente usando a saída ANOVA. Aqui está a fórmula:
hsd =q * √ (mse / n)
Onde:
* q: A estatística de intervalo estudantil. Isso é encontrado usando uma tabela Q Studentized Range (disponível on-line; você precisará dos graus de liberdade por erro (erro de DF da sua saída ANOVA) e o número de grupos (K)).
* mse: O erro quadrado médio (encontrado na sua saída ANOVA).
* n: O número de observações por grupo (assumindo tamanhos iguais de amostra; se desigual, as coisas ficam mais complexas - veja a nota abaixo).
Etapas:
1. Encontre q: Use uma tabela de q de gama estudada. Procure o valor de 'Q' usando seu nível alfa (geralmente 0,05), graus de liberdade para erro (DF Erro da ANOVA) e o número de grupos (número de colunas em seus dados).
2. Encontre MSE: Isso está na sua saída ANOVA.
3. Determine n: Este é o número de observações em cada grupo. Verifique se todos os grupos têm tamanhos de amostra iguais para esse cálculo simplificado.
4. Calcule HSD: Substitua os valores na fórmula acima.
4. Compare o grupo significa:
1. Calcule a média para cada grupo usando a função `média 'do Excel.
2. Encontre a diferença absoluta entre cada par de meios de grupo.
3. Se a diferença absoluta entre qualquer meio de grupo for maior que o HSD calculado, esses dois grupos são significativamente diferentes no nível alfa escolhido.
Notas importantes:
* Tamanhos de amostra desigual: O cálculo do HSD é mais complicado quando você tem tamanhos de amostra desiguais em seus grupos. Você precisará de software estatístico (como R ou SPSS) ou uma configuração do Excel mais avançada usando funções como 'média`, `count` e potencialmente fórmulas de matriz para lidar com isso corretamente. A fórmula simplificada acima funciona apenas para tamanhos iguais de amostra.
* Alternativas de software: Para facilitar o uso e o manuseio de tamanhos de amostras desiguais, pacotes de software estatístico como R, SPSS, SAS ou mesmo calculadoras on-line são muito mais eficientes e confiáveis para conduzir o teste post-hoc do HSD da Tukey. O Excel é adequado apenas para casos mais simples com tamanhos iguais de amostra.
Esse processo pode ser um pouco pesado no Excel. Considere o uso de software estatístico para uma análise mais simplificada e precisa, especialmente ao lidar com conjuntos de dados complexos ou tamanhos de amostra desiguais.