Você bloqueia um número (ou uma referência de célula) em uma fórmula do Excel usando o símbolo do sinal em dólar ($). O sinal do dólar atua como uma referência absoluta.
*
Bloqueando uma linha: Coloque um `$` antes do número da linha. Por exemplo, `$ A1` sempre se refere à coluna A, mas o número da linha mudará se você copiar a fórmula para baixo ou para cima.
*
Bloqueando uma coluna: Coloque um `$` antes da carta da coluna. Por exemplo, `A $ 1` sempre se refere à linha 1, mas a letra da coluna mudará se você copiar a fórmula na esquerda ou à direita.
*
Bloqueando a linha e a coluna (referência absoluta): Coloque um `$` antes da letra da coluna e do número da linha. Por exemplo, `$ A $ 1` irá * sempre * Consulte a célula A1, não importa onde você copie a fórmula.
Exemplo: Digamos que você tenha o número 10 na célula A1 e deseja multiplicar vários números na coluna B por 10.
*Se você digitar `=B1*10` na célula C1 e arrastar esta fórmula para baixo, a fórmula em C2 se tornará` =B2*10`, C3 se tornará `=B3*10` e assim por diante. Esta é uma *referência relativa *.
*Se você digitar `=B1*$ A $ 1` na célula C1 e arrastar esta fórmula para baixo, a fórmula em C2 se tornará` =B2*$ A $ 1`, C3 se tornará `=B3*$ A $ 1` e assim por diante. A referência a A1 é *absoluta *, portanto permanece constante enquanto a referência à coluna B muda relativamente.
*Se você digitar `=B1*A $ 1` em C1 e arrastá -lo para D1, a fórmula em D1 será` =C1*A $ 1`. A referência da linha é absoluta (sempre linha 1), enquanto a referência da coluna é relativa.
Ao colocar estrategicamente os sinais `$`, você controla quais partes da referência de células permanecem fixas e quais peças mudam quando a fórmula é copiada.