Existem várias maneiras de verificar se uma linha ou dados existe em um arquivo do Excel usando o UIPATH, dependendo do que você considera uma "correspondência". Aqui estão algumas abordagens, juntamente com sua respectiva formatação condicional:
Método 1:usando `range" e `contém` (para pesquisas simples) Este método é adequado se você estiver procurando um valor específico dentro de uma coluna. É menos eficiente para conjuntos de dados grandes, mas simples de implementar.
1.
LEIA RANGE: Use a atividade de "intervalo de leitura" para ler toda a planilha do Excel em uma variável Datatable (por exemplo, `myDatatable`).
2.
Verifique a existência: Use um `para cada atividade de linha" para iterar em cada linha do `mydatatable`. Dentro do loop, use uma atividade `if` para verificar se uma coluna específica contém seu valor de destino. Você pode usar o método `contém` para comparação de string ou outros operadores de comparação, dependendo do tipo de dados.
`` `vb.net
'Supondo que você esteja procurando por "TargetValue" na coluna "ColumnName"
Para cada linha como Dataarow em mydatatable.rows
Se linha ("columnName"). ToString (). Contém ("TargetValue") então
'Linha encontrada
BooleanVariable =true
Saia para 'sair do loop assim que a linha for encontrada
Final se
Próxima linha
Se booleanvariable, então
'Faça algo se a linha existir
Outro
'Faça algo se a linha não existir
Final se
`` `
Método 2:usando `range" e `select` (para pesquisas mais complexas) Este método permite critérios de pesquisa mais complexos usando o LINQ.
1.
LEIA RANGE: Leia a planilha do Excel em um Datatable.
2.
Selecione linhas: Use uma consulta LINQ para filtrar o DataTable com base nos seus critérios. Por exemplo, para encontrar uma fileira em que "Columna" é igual a "valuea" e "columnb" é igual a "valueb":
`` `vb.net
Dim Foundrows como Dataarow () =myDatatable.Select ("columna ='valuea' e columnb ='valueb'")
Se foundrows.length> 0 então
'Linhas (s) encontradas
Outro
'Nenhuma linha encontrada
Final se
`` `
Método 3:usando `tabela de dados de pesquisa` (para pesquisas rápidas) Se você precisar verificar com eficiência a existência de uma linha específica com base em uma coluna de chave, use a atividade `de pesquisa de pesquisa '. Isso é muito mais rápido do que iterar através de grandes conjuntos de dados.
1.
LEIA RANGE: Leia a planilha do Excel em um Datatable.
2.
Tabela de dados de pesquisa: Use a atividade "Tabela de dados de pesquisa" para pesquisar uma linha com base em um valor de coluna da chave. Especifique a coluna que contém a chave e o valor que você está procurando.
3.
Verifique se há resultado: Verifique a saída da atividade "Tabela de dados de pesquisa". Se retornar uma linha, a linha existe; Caso contrário, não.
`` `vb.net
Dim Foundrow como Dataarow =myDatatable.asenumerable (). FirstorDefault (function (linha) Linha ("keyColumn"). ToString () ="KeyValue")
Se Foundrow não não é nada
'Linha encontrada
Outro
'Linha não encontrada
Final se
`` `
Formatação condicional: A "formatação condicional" em Uipath refere -se às instruções `if` usadas no seu fluxo de trabalho. Com base no fato de a linha ser encontrada ou não (usando variável booleana ou verificar o comprimento da matriz retornada por instrução SELECT), você ramificará seu fluxo de trabalho usando as instruções `if` e` else` para executar ações diferentes. Os exemplos de código acima demonstram isso.
Considerações importantes: *
Tipos de dados: Verifique se seus tipos de dados correspondem ao comparar valores (por exemplo, converter números em strings, se necessário).
*
Sensibilidade do caso: O método `contém` é sensível ao caso. Use `tolower ()` ou `toupper ()` para pesquisas insensíveis ao caso.
*
Manuseio de erro: Considere adicionar o manuseio de erros (por exemplo, `Tente Catch` Blocks) para lidar com problemas em potencial como o arquivo não encontrado ou formatos de dados incorretos.
*
conjuntos de dados grandes: Para conjuntos de dados muito grandes, considere otimizar seus métodos de pesquisa (por exemplo, usando índices nas soluções Excel ou Database, se viável).
Lembre -se de substituir os espaços reservados como `" columnName "`, `" TargetValue "`, `" columna "`, `" valuea "`, `" columnb "`, `" valueb ",` `` kecolumn '`e` `` válvulas Escolha o método que melhor se adapte às suas necessidades e volume de dados. Para uma pesquisa mais eficiente em grandes conjuntos de dados, `` Tabela de dados de pesquisa` é geralmente preferida.