Os termos "acesso ao software do sistema" e "acesso ao software de aplicativos" consulte as permissões e recursos que um usuário ou processo deve interagir com diferentes tipos de software em um sistema de computador. Eles são distintos, mas relacionados:
Acesso ao software do sistema: Isso se refere à capacidade de interagir com o sistema operacional (OS) do núcleo e seus componentes subjacentes. Isso inclui:
*
Acesso ao kernel: A capacidade de interagir diretamente com o núcleo, o coração do sistema operacional. Isso geralmente é restrito a administradores de sistemas e processos privilegiados. O acesso inadequado do kernel pode levar a falhas do sistema ou vulnerabilidades de segurança.
*
Acesso ao hardware: A capacidade de controlar diretamente os componentes de hardware como os dispositivos de CPU, memória e armazenamento. Isso também é altamente restrito por razões de segurança. Os drivers de dispositivo fornecem uma maneira controlada para os aplicativos interagirem com o hardware, sem acesso direto.
*
Acesso ao sistema de arquivos: A capacidade de ler, escrever, criar e excluir arquivos e diretórios no sistema. Diferentes usuários e processos normalmente têm diferentes níveis de acesso (por exemplo, somente leitura, leitura-escravo, executar).
*
Acesso à rede: A capacidade de estabelecer conexões de rede, enviar e receber dados e gerenciar configurações de rede. Isso geralmente é controlado através de firewalls e políticas de rede.
*
Gerenciamento de processos: A capacidade de iniciar, parar, monitorar e controlar outros processos em execução no sistema. Isso geralmente é restrito a administradores.
Acesso ao software do aplicativo: Isso se refere à capacidade de usar e interagir com aplicativos individuais (programas) instalados no sistema. Isso inclui:
*
Aplicações de lançamento: A capacidade de iniciar e executar programas específicos.
*
Usando os recursos do aplicativo: A capacidade de acessar e utilizar as funções e os recursos de um determinado aplicativo. Isso pode ser limitado pelas permissões do usuário (por exemplo, apenas os administradores podem acessar determinadas configurações) ou restrições de licenciamento.
*
Acessando dados do aplicativo: A capacidade de ler e gravar dados usados pelo aplicativo. Isso pode ser armazenado localmente no computador ou em um servidor remoto.
*
Interagindo com interfaces de aplicação: A capacidade de usar a interface do usuário do aplicativo (GUI ou linha de comando) para inserir dados, receber saída e controlar o comportamento do aplicativo.
O relacionamento: O software de aplicativo depende do software do sistema para sua funcionalidade. Um aplicativo precisa de acesso ao software do sistema para executar tarefas básicas, como ler arquivos do disco, exibir informações na tela ou se comunicar em uma rede. O nível de acesso ao software do sistema que um aplicativo possui é normalmente determinado pelo sistema operacional e configurações de segurança. O acesso configurado incorretamente pode criar vulnerabilidades de segurança, permitindo que aplicativos maliciosos obtenham acesso não autorizado aos recursos do sistema.