O OpenSSL é uma biblioteca criptográfica poderosa e amplamente usada e de código aberto. Não é um único aplicativo, mas uma coleção de ferramentas de linha de comando e uma biblioteca de funções que os desenvolvedores podem incorporar em seus aplicativos para implementar a comunicação segura. Essencialmente, ele fornece os blocos de construção para recursos de segurança.
Aqui está um colapso do que faz:
*
criptografia: O OpenSSL fornece uma vasta gama de algoritmos criptográficos para criptografia, descriptografia, assinaturas digitais, hash e muito mais. Isso inclui métodos de criptografia simétricos (como EAs) e assimétricos (como RSA).
*
ssl/tls: É a base para a implementação da camada de soquetes seguros (SSL) e seus protocolos sucessores de segurança da camada de transporte (TLS). Esses protocolos protegem a comunicação sobre uma rede, garantindo confidencialidade, integridade e autenticação. Quando você vê "https" no URL de um site, é provável que use o OpenSSL (ou uma biblioteca semelhante) sob o capô.
*
x.509 Certificados: O OpenSSL lida com a criação, verificação e gerenciamento de certificados digitais X.509, que são cruciais para autenticação e estabelecimento de confiança nas interações on -line.
*
Ferramentas de linha de comando: O OpenSSL fornece um conjunto de ferramentas de linha de comando que permitem que os usuários executem várias operações criptográficas, como gerar chaves, assinar certificados, criptografar e descriptografar dados e muito mais. Essas ferramentas são frequentemente usadas pelos administradores e desenvolvedores do sistema para tarefas de segurança.
em suma: OpenSSL é a sala de máquinas para muitos dos recursos de segurança que tomamos como garantidos na Internet. É um componente crítico da navegação na web segura, email e muitos outros aplicativos on -line. Embora incrivelmente útil, também é complexo e requer manuseio cuidadoso para evitar vulnerabilidades de segurança. As atualizações regulares são cruciais devido à constante descoberta e remendos de falhas de segurança nas bibliotecas criptográficas.