Cálculo do valor presente líquido ou VPL de um investimento permite avaliar a rentabilidade do empreendimento que está associado. O VPL é a soma cumulativa de lucros esperados por período de tempo , descontados pela inflação futura ou investimentos concorrentes . Microsoft Excel simplifica esse cálculo com a sua função NPV, e pode-se calcular o VPL para até 254 períodos de tempo , incluindo o período de investimento inicial. Instruções
1
Abra o Microsoft Excel e digite o percentual de desconto por período na célula A1. Esse percentual poderia ser a taxa anual de inflação, ou um investimento comparável . Como exemplo , se investir neste empreendimento o impede de investir em um fundo mútuo com um retorno anual esperado de 5 por cento, você deve digitar " 5% " na célula A1.
2
Digite o custo do investimento , realizada no final do primeiro período , na célula A2 . No exemplo, se você investiu US $ 10.000 e iria receber nenhum retorno no primeiro ano , digite " -10000 " na célula A2.
3
Digite os lucros esperados no final de cada ano consecutivo , começando na célula A3 e trabalhar para baixo. No exemplo, se você espera lucros de US $ 2.000, US $ 3000, e US $ 6.000 nos próximos três anos, você deve digitar esses números nas células A3, A4 e A5 .
4
Enter " = NPV (A1 , A2: end_range ) "na próxima célula disponível e substituir" end_range " com a referência de célula do seu último ponto de dados. Pressione "Enter" para ver o seu VPL. No exemplo, você deve digitar " = NPV (A1, A2: A5) " para resultar em - $ 182,02 . O resultado é que, embora o lucro total é de R $ 1.000 a mais do que seu investimento inicial , você realmente perder 182,02 dólares , em comparação com o fundo mútuo.