ensaios químicos e biológicos usar curvas de calibração para determinar a concentração de uma substância , que é baseada em uma série de amostras padrão, utilizando uma análise de regressão linear para determinar a precisão. O pesquisador seleciona um conjunto de concentrações para servir como a variável X em um gráfico XY. As concentrações escolhidas são muitas vezes em uma escala logarítmica ou exponencial para fornecer padrões. As soluções de seguida, executado através do equipamento , dando um conjunto de saídas Y que, quando registada em função das variáveis X criar uma curva de calibração . Uma vez que a curva de calibração é criada , futuras amostras de concentrações desconhecidas podem ser representados através da saída de Y para determinar a variável X inicial , que é a concentração da solução . Coisas que você precisa
Microsoft Excel 2007 dados
Experimental
Show Mais instruções
1
executar um conjunto de variáveis X conhecidos através do equipamento para a produção de uma série de saídas Y .
2
Abra o Microsoft Excel. No tipo de célula A1 " concentração ". Na célula tipo B1 " saída " ou a unidade de medida adequada para o seu experimento.
3
Digite concentrações experimentais para a variável X na coluna A, a partir de A2.
< Br > 4
Digite saídas experimentais para a variável Y na coluna B, a partir de B2
5
Destaque todo conjunto de dados.
6
Clique na fita "Inserir" .
7
Clique no botão " Scatter " e selecione a opção " gráfico de dispersão com marcadores e linhas retas. " O gráfico deve aparecer ea fita Excel deve usar como padrão para exibição de design.
8
Clique no gráfico. Na faixa de opções de estrutura em " layouts Gráfico ", selecione "Layout 9. " A curva de calibração está completa. A equação y = mx + b será exibido no gráfico , juntamente com o valor de R2.