Superfície oculta refere-se às superfícies em uma cena 3D que estão obscurecidas por outros objetos. Determinar quais superfícies estão visíveis e quais estão ocultas é crucial para gerar imagens realistas.
Remoção de superfície oculta é o processo de identificar e eliminar superfícies ocultas de uma cena 3D para criar uma representação correta e visualmente precisa. Vários algoritmos e técnicas são empregados para remoção de superfícies ocultas, incluindo:
Buffer de profundidade (Buffering Z): Este é o algoritmo mais comumente usado e envolve o armazenamento da profundidade (coordenada Z) de cada pixel em um buffer. Ao renderizar uma cena, a profundidade dos pixels recém-desenhados é comparada aos valores no buffer. Somente os pixels com o valor de profundidade menor (mais próximo) são exibidos, ocultando efetivamente as superfícies que estão mais distantes.
Algoritmo do Pintor: Este método funciona classificando as superfícies em uma cena com base na distância do observador. Ele inicia a renderização a partir da superfície mais distante e, à medida que cada superfície subsequente é desenhada, oculta todas as superfícies desenhadas anteriormente às quais se sobrepõe.
Algoritmo de linha de varredura: Este algoritmo processa a imagem uma linha de varredura por vez. Para cada linha de varredura, ele determina as superfícies visíveis ao longo dessa linha e atualiza o framebuffer de acordo.
Octrees e árvores BSP: Estas são técnicas de subdivisão espacial que dividem a cena em regiões hierárquicas. Ao considerar apenas as regiões relevantes, estes métodos podem eliminar eficientemente superfícies ocultas.
A remoção de superfícies ocultas é um componente essencial dos pipelines de renderização de gráficos 3D, garantindo que apenas as superfícies visíveis sejam exibidas, resultando em imagens visualmente precisas.