GPUs (unidades de processamento gráfico) criam imagens executando cálculos matemáticos complexos e processos de renderização. Aqui está uma visão geral simplificada de como uma GPU cria imagens:
1. Processamento de vértices: - A GPU recebe modelos 3D ou cenas representadas como vértices (pontos no espaço 3D) e polígonos (formas formadas pela conexão de vértices).
2. Rasterização: - A GPU converte os vértices e polígonos 3D em pixels 2D, um processo conhecido como rasterização. Esta etapa determina a cor, profundidade e textura de cada pixel.
3. Processamento de fragmentos (sombreamento): - Para cada pixel, a GPU aplica diversas técnicas de sombreamento para calcular sua cor final. Isso inclui iluminação, texturas, sombras e outros efeitos.
4. Buffer Z: - A GPU usa o buffer Z para armazenar informações de profundidade para cada pixel. Isto ajuda a determinar quais objetos estão mais próximos do observador e quais devem ser desenhados na frente ou atrás de outros.
5. Mistura: - A GPU combina as cores dos pixels de diferentes objetos, mesclando-os com base em sua transparência e opacidade. Isso cria transições suaves entre objetos sobrepostos.
6. Buffer de quadro: - A imagem final renderizada é armazenada no framebuffer, que é uma área de memória da GPU. O framebuffer contém os pixels montados que compõem a imagem completa.
7. Resultado de exibição: - O framebuffer é então enviado ao dispositivo de exibição (monitor ou tela) para ser mostrado como imagem final.
As GPUs são especializadas em processamento paralelo, permitindo-lhes realizar milhões de cálculos simultaneamente, tornando-as altamente eficientes para tarefas relacionadas a gráficos, como criação de imagens, renderização de vídeo e jogos.