A palavra "gimp" tem alguns significados diferentes, e seu uso como termo depreciativo para uma pessoa com deficiência é separado de seus outros significados. A origem da palavra não está diretamente ligada à incapacidade de uma maneira que faz com que alguém seja seu principal significado. Em vez disso, é um caso de desvio semântico e redirecionamento pejorativo.
Originalmente, "Gimp" se referiu a um cordão ou trança forte e torcido, frequentemente usado em artes decorativas. Com o tempo, esse significado aumentou um pouco e poderia se referir a algo coxo, fraco ou sem energia. Foi esse sentimento de fraqueza ou incompletude que acabou levando ao seu uso cruel e ofensivo como uma insulta contra pessoas com deficiência, particularmente aquelas com limitações físicas.
Essencialmente, o significado depreciativo evoluiu de um senso de imperfeição física descrita no significado original para um rótulo cruel e ofensivo aplicado a indivíduos. A conexão não é um vínculo etimológico direto, mas uma associação negativa e reapropriação prejudicial de uma palavra existente.