The GIMP, ou GNU Image Manipulation Program , é um editor de imagens raster fonte livre e aberta disponível para Linux, Windows e os computadores Mac OS X . Para a edição na tela e impressão simples, o GIMP funciona bem como um substituto para o Photoshop e outros editores de imagem de nível profissional . No entanto , ela não tem funcionalidade CMYK completo, o que dificulta a saída de separações precisas para impressão comercial consumidor ou high-end . CMYK versus RGB
Computadores nativamente usar o espaço de cor RGB , que usa vermelho, verde e azul pixels para exibir outros tons . Impressoras usar espaços CYMK cores, que mistura ciano , amarelo , magenta e tintas pretas chave. O espaço de cor RGB pode mostrar uma ampla gama de tons de CMYK. Isto significa que a impressão de uma imagem diretamente de um arquivo RGB pode resultar em resultados ou perda de detalhes lamacentas. Convertendo o arquivo para CMYK antes da impressão permite que você edite -o para obter melhores resultados .
Separado
O GIMP não possui funcionalidades CMYK a partir da versão 2.6.11 e esta publicação no setembro de 2011. No entanto, usando um plug-in chamado separado pode fornecer suporte parcial. Uma vez instalado , este programa oferece duotone, de provas e CMYK separações. Você pode escolher entre uma variedade de perfis de cor para combinar com seus aparelhos do monitor e saída. Separado produz uma imagem com separações CMYK em diferentes camadas , que você pode então exportar como um arquivo TIFF no espaço de cor CMYK. Separado permite que você inclua os perfis ICC com a sua imagem, para que os destinatários possam exibi-lo usando as configurações certas.
Limitações
Ao contrário dos programas gráficos comerciais , o o GIMP não permite que você viver edição de imagens CMYK , da mesma forma que você pode editar uma imagem RGB . Certifique-se de que você concluir todas as alterações para o arquivo antes de usar separado para criar separações CMYK. Você pode fazer alterações individuais em preto e branco sobre as camadas de separação , mas é difícil ver o que o resultado final será semelhante. Selecione " fazer CMYK pseudo- composto" para adicionar uma imagem composta para as separações . Esta visão não é estritamente preciso, mas ajuda você a procurar por erros significativos antes de enviar um arquivo para impressão.
Considerações
Enquanto separado dá a funcionalidade CMYK suficiente para GIMP trabalhos de impressão básicas , não oferecem a flexibilidade ou exatidão dos editores de imagem profissionais. GIMP funciona melhor para os usuários que trabalham principalmente com impressoras que possam interpretar arquivos RGB ou que fazem apenas imagens para exibição na tela. Se você precisa enviar arquivos CMYK para uma impressora em uma base regular , escolha um editor com uma ampla gama de recursos de CMYK.