O GNU Image Manipulation Program , chamado GIMP para breve, é um programa de edição de fotos projetado para Linux, com versões disponíveis para Windows e OS X. GIMP é gratuito e de código aberto , e é projetado para ser tão personalizável como possível . Enquanto o GIMP não é mais complexo do que qualquer outro programa de edição de imagens , pode demorar um pouco de prática e compreensão para obter proficiente se você não estiver familiarizado com o software. Instalação
Instalando GIMP será, provavelmente, a parte mais fácil , como alguns dos mais populares distribuições Linux já tem pacotes disponíveis para o GIMP . Se você estiver executando o Ubuntu ou uma distribuição baseada no Debian , abra um novo terminal e digite "sudo apt- get install gimp " . Para Fedora , o comando para instalar o GIMP é " yum install GIMP ", para openSUSE é " zypper in gimp ", e para o Mandriva use o comando " urpmi gimp " . Se a sua distribuição oferece um centro de software ou programa para adicionar e instalação de programas , abra isso e fazer uma pesquisa para o GIMP , alguns usuários preferem uma interface gráfica para instalação do programa . Se você não cair em uma dessas distribuições , você vai precisar fazer o download do arquivo de origem a partir da página de download do GIMP e compilá-lo manualmente.
Compreendendo a interface
Se você já usou outras marcas de software de edição de foto , a interface do GIMP será, provavelmente, o mais difícil de se adaptar, já que mistura elementos familiares e únicas. A interface básica para o GIMP , na verdade, cria três janelas: a janela de imagem principal , a caixa de ferramentas ea doca doca que contém camadas, canais e caminhos. A janela principal é o local onde a imagem se abre, e contém os menus arquivo, incluindo o de imagem, Layer, Filtro e Ferramentas menus. A caixa de diálogo caixa de ferramentas oferece todas as ferramentas básicas que você precisa , incluindo, mas não limitados a: corte, ferramentas de seleção , ferramentas de texto , pincel e preencher ferramentas e ferramentas de borracha . Você pode separar as camadas, canais e caminhos encaixar se você quer que eles separadamente , ou abrir mais docas no menu "Windows" . Acoplável janelas de diálogo incluem o editor de seleção , cores, desfazer a história, paletas e até documentar a história .
Instalando Plug- Ins
Uma das características do elogiado GIMP é a capacidade de instalar plug-ins personalizados como você precisa. Na verdade, o menu Filters é composta por incluídos oficialmente plug-ins. Existem dois tipos de plug-ins do GIMP : Python - fu e Script- fu , e ambos são fáceis de instalar em Linux , uma vez que você tenha obtido o jeito dele . Pegue o plug-in Python Tools Animação , disponível a partir do GIMP plug-in Registro. Depois de baixar o arquivo " anitools.py.txt " , e salvar o conteúdo do arquivo de texto como um arquivo Python , por exemplo " anitools.py " , para a sua pasta Home. Depois de salvar o arquivo , copie-o para a pasta GIMP. Em outubro de 2011, a pasta GIMP está escondido na sua pasta pessoal como " gimp- 2.6. " , Você pode copiar o arquivo para a pasta de GIMP , abrindo um novo terminal e digitando:
cp anitools . py ~ /.gimp-2.6/plug-ins
Uma vez copiado , você vai ter de alterar as permissões para que o plug-in pode executar . Este também é facilmente feito em terminal com :
chmod u + x ~ /.gimp-2.6/plug-ins/anitools.py
Este mesmo procedimento é utilizado para plugins baseados em scripts , como Magia Image Converter de GREYC . No entanto, proceder com cautela ao instalar plug-ins , como plug-ins feitos por usuários não sejam objecto de qualquer controlo de qualidade , apenas a instalação de plug-ins de boa reputação ajuda a garantir que você não acabar com software malicioso instalado no seu computador < br. >
Formatos de arquivo
GIMP pode abrir a maioria dos tipos de arquivo, incluindo o formato PSD do Photoshop. O formato GIMP proprietária para guardar os documentos em camadas , crus é XCF . Este tipo de arquivo salva as informações de seleção, camadas e quase todas as outras informações , com a exceção de Undo History . GIMP pode salvar em uma variedade de formatos comuns, incluindo GIF , JPG , PNG e BMP . Para salvar em um formato diferente do XCF , você precisa acrescentar o nome do arquivo com a extensão correta , por exemplo " animation.gif " . GIMP irá avisá-lo quando o tipo de arquivo que você escolheu irá resultar em certa perda de dados ou não suporta alguns recursos .
Animação
GIMP suporta animação no forma de imagens GIF , mas não tão intuitivo como outros programas. Para criar um GIF animado você terá de criar uma nova camada para cada quadro , com as primeiras camadas na parte inferior e as camadas posteriores sobre o topo. Definir o atraso quadro anexando o nome de cada camada com o atraso quadro em milissegundos, entre parênteses, por exemplo, " . quadro 01 ( 100ms ) " Teste a reprodução a partir do sub -menu Animação dentro do menu Filter , quando você está satisfeito com a velocidade , selecione a opção " Otimizar (para GIF) " a partir do mesmo menu. Você vai precisar de índice de sua imagem para a partir do menu "Imagem" , em " Modo "; este converte a cor da imagem ao que é suportado por arquivos GIF
.