No Unix, o comando mais comum para pesquisar arquivos em busca de linhas que correspondam a um padrão de string específico é o comando "grep". Grep permite usar expressões regulares para procurar padrões complexos em um texto.
A sintaxe básica do comando grep é:
`grep [OPÇÃO] PADRÃO [ARQUIVO(S)]`
Aqui está um exemplo que pesquisaria todos os arquivos no diretório atual em busca de linhas que correspondam à string "foobar":
`grep -r "foobar" *`
Aqui, a opção `-r` diz ao grep para pesquisar recursivamente em todos os subdiretórios, e o curinga `*` corresponde a todos os arquivos no diretório atual e seus subdiretórios.
Por padrão, grep imprime a linha inteira para cada correspondência encontrada. Se quiser ver apenas a parte da linha que corresponde ao padrão, você pode usar a opção `-o`:
`grep -o "foobar" *`
Você também pode usar expressões regulares mais complexas para procurar padrões mais específicos. Por exemplo, o comando a seguir procuraria linhas que contenham uma palavra que comece com “foo” seguida por 5 caracteres numéricos:
`grep -o "foo[0-9][0-9][0-9][0-9][0-9]" *`
Para obter mais informações, verifique as páginas "man" do grep, que explicam várias opções e caracteres especiais usados para refinar os critérios de pesquisa.