? Uma extensão de arquivo rpm é comumente usado em sistemas operacionais de computadores Linux. RPM é um acrônimo para a Red Hat Packaging Manager. O propósito de um arquivo rpm é empacotar software instalável juntos. Por exemplo, o Adobe Acrobat Reader pode ser instalado usando qualquer pacote rpm em Linux. História
A Red Hat Packaging Manager foi usado para criar e instalar arquivos rpm durante décadas. As primeiras versões do sistema operacional Red Hat, agora chamado de Fedora , utilizado arquivos rpm para empacotar software de terceiros .
Benefícios
Os benefícios de usar um arquivo rpm para a instalação de software são a facilidade de uso e traceablity . Um arquivo rpm pode ser instalado usando uma linha de comando rpm- i a partir de um terminal Linux , ou o usuário pode clicar no arquivo rpm usando a interface gráfica e permitir que a interface do usuário Embalagem Gerente Red Hat para executar a instalação .
Tamanho
Rpm arquivos são compactados para que não monopolizar todo o seu espaço em disco.
Rastreabilidade
Uma vez instalado, arquivos rpm fazer um registro interno que o usuário pode consultar o sistema para determinar quando este pacote foi instalado.
Dica
Não operacional Linux tudo sistemas utilizados na embalagem Gerente Red Hat . Se você tem um arquivo rpm, você pode instalá-lo em outro sistema operacional Linux se você convertê-lo em um formato compatível .