Os padrões de design, embora originários da arquitetura e engenharia de software, são na verdade princípios bastante universais. Eles são encontrados em diferentes campos, oferecendo estruturas para resolver problemas recorrentes. Aqui estão alguns exemplos:
1. Negócios: *
Cadeia de valor: Esse padrão, popularizado por Michael Porter, descreve as etapas que uma empresa toma para criar valor para seus clientes. Ele divide o processo em atividades primárias (como produção, marketing e vendas) e atividades de suporte (como gerenciamento de recursos humanos, infraestrutura e compras).
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Modelo de negócios Canvas: Esse padrão fornece uma estrutura visual para descrever os principais componentes de negócios de uma empresa, incluindo segmentos de clientes, proposições de valor, canais, relacionamentos, fluxos de receita, atividades -chave, recursos -chave, parcerias -chave e estrutura de custos.
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Desenvolvimento ágil: Esse padrão, embora originalmente do software, é cada vez mais adotado em várias empresas. Ele se concentra no desenvolvimento iterativo, feedback do cliente e adaptabilidade.
2. Educação: *
andaimes: Esse padrão na educação envolve fornecer aos alunos apoio temporário ou orientação para ajudá -los a alcançar um objetivo de aprendizagem. Esse apoio é gradualmente removido à medida que os alunos se tornam mais independentes.
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Sala de aula invertida: Aqui, o padrão inverte o modelo tradicional de sala de aula. Os alunos aprendem novos materiais fora da aula (através de vídeos ou leituras) e se envolvem em atividades de aprendizado ativo durante o horário da aula.
* Aprendizagem baseada em projetos: Esse padrão se concentra no ensino de projetos do mundo real que incentivam a investigação, a colaboração e a solução de problemas dos alunos.
3. Saúde: *
Gerenciamento da doença: Esse padrão envolve uma abordagem estruturada para gerenciar doenças crônicas. Inclui monitoramento de pacientes, fornecer educação e apoio e coordenar cuidados entre diferentes profissionais de saúde.
* Medicina baseada em evidências: Esse padrão enfatiza o uso das melhores evidências de pesquisa disponíveis para informar a tomada de decisão clínica.
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Cuidado centrado no paciente: Esse padrão se concentra na compreensão e respeita as necessidades e preferências de pacientes individuais na prestação de serviços de saúde.
4. Ciências Sociais: *
Teoria dos jogos: Esse padrão usa modelos matemáticos para analisar interações estratégicas entre indivíduos ou grupos. Ajuda a explicar a tomada de decisões em situações em que os resultados dependem das escolhas de outras pessoas.
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Análise de rede social: Esse padrão analisa relacionamentos e interações entre indivíduos em uma rede social. Pode ser usado para entender a disseminação da informação, a dinâmica dos movimentos sociais e o impacto da influência social.
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Difusão de inovações: Esse padrão descreve como novas idéias e tecnologias se espalham por uma população. Identifica diferentes categorias de adotantes (inovadores, adotantes iniciais, maioria precoce, maioria tardia e retardatários) e fatores que influenciam a adoção.
5. Design: *
proporção de ouro: Esse padrão, encontrado na natureza e na arte, refere -se a uma proporção matemática específica que cria composições esteticamente agradáveis.
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Princípios da gestalt: Esses padrões na percepção visual descrevem como os humanos agrupam e percebem elementos visuais (por exemplo, proximidade, similaridade, fechamento).
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Design centrado no usuário: Esse padrão se concentra no design de sistemas e produtos que atendem às necessidades e objetivos de seus usuários. Envolve a compreensão dos comportamentos e preferências do usuário e melhorando iterativamente o design com base no feedback do usuário.
Esses exemplos demonstram que os padrões de design não estão confinados à arquitetura e software. Eles são aplicáveis em vários campos, oferecendo estruturas para a solução eficaz de problemas e alcançar os resultados desejados. Ao reconhecer e aplicar esses padrões, podemos aprender com soluções anteriores e criar abordagens inovadoras em diferentes domínios.