software Espiral é um modelo de desenvolvimento de software por iteração. Um protótipo é desenvolvido e testado , sem a necessidade do tipo de documentação elaborada que seria necessário no modelo antigo " cachoeira " . Em seguida, ele prossegue através de análise de risco, engenharia e avaliação do cliente. As avaliações de clientes concluir um ciclo e criar os novos planos e perguntas que levam a um protótipo mais elaborado , dando continuidade ao ciclo. História
Uma cachoeira pode ter muitos degraus , mas o movimento é apenas em uma direção.
Barry W. Boehm de Defesa TRW Systems Group definir formalmente o " modelo espiral " em um ensaio publicado pelo Institute of Electrical and Electronics Engineers (IEEE) , em 1988. Boehm estava descontente com o " modelo cascata " então dominante de desenvolvimento , que estipulava que o software deve ser " desenvolvido em fases sucessivas (plano operacional , especificações operacionais , codificação especificações , etc.) "
cachoeira problemas
O problema com uma cachoeira é que ele requer compromisso prematuro e um grande salto .
O problema com o modelo em cascata é que ele enfatizou " documentos totalmente elaborados como critérios de conclusão para os requisitos iniciais e fases de projeto . " Como resultado, Boehm reclamou, muitos projetos foram sobrecarregados com excesso de elaborar especificações antes de qualquer história de interface com o usuário tinha desenvolvido . Teoria estava ficando muito longe da prática .
Quatro Fases
Boehm disse que cada ciclo dentro do seu modelo espiral preferido iria começar com a consideração de objetivos ( tais como desempenho ou funcionalidade) , a uma pesagem da abordagens alternativas viáveis e concluir com uma consideração sobre as restrições impostas por cada um.
essa é a primeira fase , ou fase de planejamento. Cada ciclo de então começa a fase dois ( análise de risco ), três ( engenharia ) e quatro ( avaliação do cliente ) .
O termo " risco", no contexto da segunda fase , pode denotar falta de alcançar os objetivos estabelecidos ,
Rescisão Ciclo
A fase de avaliação do cliente atrasos de programação ou violação das limitações orçamentais. é em essência uma crítica , envolvendo ( Boehm escreveu ) "o povo primários ou organizações envolvidas com o produto " . Ele fornece as informações necessárias para a próxima fase de planejamento, ou o início do próximo ciclo na espiral .
Spiral Rescisão
Até onde vai a espiral continuar? Isso continua até que termina num produto completo . Como Walt Scacchi , da Universidade da Califórnia em Irvine escreveu , a espiral varre para fora "tão longe quanto necessário de acordo com o risco que deve ser gerenciado . "
Um
Alternativa " Agile " defensores modelo queixam da burocracia e formalismo .
Outro modelo de desenvolvimento de software é conhecido como o modelo de " ágil " . Diz-se ser "povo" ao invés de "processo" orientadas , favorecendo oral, ao invés de comunicação escrita. Do ponto de vista dos advogados " ágeis" , a espiral ea cachoeira tem muito em comum . Ambos são muito burocrático.