Não existe um número único para quantos programas de software são usados no desenvolvimento da Web. O campo é vasto e usa uma enorme variedade de ferramentas, dependendo das especificidades do projeto. Essas ferramentas se enquadram em muitas categorias:
*
Editores de código/IDES: Código do Visual Studio, texto sublime, Atom, Webstorm, Intellij Idea, etc. Dezenas, senão centenas, de opções existem, com graus variados de especialização e recursos.
*
navegadores (para teste): Chrome, Firefox, Safari, Edge - embora não seja estritamente "software * para * desenvolvimento da web", eles são essenciais.
*
Sistemas de controle de versão: Git (com clientes da GUI associada como GitHub Desktop, Sourcetree, Gitkraken).
* bancos de dados
: MySQL, PostgreSQL, MongoDB, SQLite, etc. Ferramentas de gerenciamento de banco de dados específicas também existem para cada um.
* servidores
: Apache, Nginx, IIS, etc. e ferramentas de gerenciamento de servidores associadas.
*
estruturas e bibliotecas: React, Angular, Vue.js, Node.js, Ruby on Rails, Django, Laravel, .Net e inúmeros outros. Cada estrutura geralmente possui seu próprio conjunto de ferramentas relacionadas e software de suporte.
*
Software de design: Figma, Adobe XD, Sketch, Photoshop (para criar ativos visuais).
*
Plataformas de implantação: Netlify, Vercel, AWS, Google Cloud, Heroku, etc.
*
Ferramentas de teste: JEST, Mocha, selênio, cipreste e muitos outros para diferentes tipos de teste (unidade, integração, ponta a ponta).
Como a combinação de ferramentas usadas pode variar muito, dependendo do projeto, idioma e preferências do desenvolvedor, é impossível fornecer um número concreto. É seguro dizer que existem
milhares de peças de software que podem ser consideradas relevantes para o desenvolvimento da Web.