Manter o controle da forma como a mídia está sendo entregue na Internet pode ser um desafio. Os formatos de streaming media dominantes mudar à medida que novos inovadores fornecer as melhores soluções de streaming. Os formatos de streaming mais duradouras são aquelas que podem ser acessados em todas as plataformas de computador e oferecem a entrega de mais alta qualidade para a menor quantidade de dados. Adobe Flash
Adobe afirma que 99 por cento de todos os computadores ligados à Internet ter instalado o Adobe Flash Player , tornando-se o campeão atual de formatos de streaming. Flash vídeo é a tecnologia usada pelo destaque dos mais populares sites de compartilhamento de vídeo. O sucesso do Flash se deve, em grande parte, à media player cheio de recursos sendo totalmente gratuito para download em versões que suportam a maioria cada sistema operacional do computador e do navegador. Mídia Flash usa a extensão FLV para o vídeo, e extensão FLAC para streaming de áudio .
Apple QuickTime
O jogador QuickTime é nativo para a plataforma de computador da Apple e usa o MOV extensão do arquivo. Enquanto a Apple é conhecida por fornecer compressão de vídeo de alta qualidade , o QuickTime é limitada pela necessidade de baixar uma parte significativa do vídeo antes da reprodução pode começar. A maioria dos usuários preferem formatos de streaming que permitem que o vídeo apareça quase que instantaneamente. Enquanto o leitor QuickTime é livre , a Apple empurra comprar a versão " Pro" para ativar todos os recursos disponíveis para os usuários do QuickTime .
MP3
MP3 é um formato streaming de áudio suportados por cada Internet baseado media player. Com ligações à Internet de banda larga mais prevalentes , os requisitos de largura de banda dos ficheiros MP3 torná-lo uma boa escolha para a entrega de áudio de alta qualidade . MP3s menor largura de banda pode facilmente transmitir instantaneamente com praticamente qualquer conexão de banda larga . O apoio esmagador deste formato por meio de dispositivos móveis de áudio tornar o formato padrão para downloads de áudio que não são protegidos contra cópia por meio de gerenciamento de direitos digitais.
MPEG-4
A mais recente adição para formatos populares streaming de vídeo é a mais recente versão do MPEG . MPEG - 4 utiliza um formato especial de codificação de compressão , ou " codec ", conhecida como H.264 . H.264 tem sido elogiado por requisitos de dados muito pequenos de altíssima qualidade e , tornando-se a solução perfeita para transmitir vídeo de alta definição. Vídeo MPEG-4 é reconhecido pela extensão MP4 , mas o Flash também implementa este codec usando a extensão F4V .
Real Media
Real Media , uma vez reinou como um grande jogador em tecnologias de streaming início da Internet , mas foi afastado pelo fraco desempenho de vídeo e ações judiciais sobre a execução do seu media player. Streaming de mídia real distingue-se pela mesma extensão de RM utilizado tanto para arquivos de áudio e vídeo .
Windows Media
Microsoft tem alavancado a sua vantagem de ser o sistema operacional mais usado para construir uma plataforma de streaming de mídia bem enraizada . Windows Media Player é incluído em cada computador com um sistema operacional da Microsoft. Usa Windows Media a extensão do arquivo WMV para vídeo, e extensão WMA para áudio. Muitos dispositivos móveis de áudio apoiar plenamente arquivos WMA. Zune dispositivo de mídia móvel da Microsoft é projetado para funcionar com o Windows Media de áudio e arquivos de vídeo. A falta de adoção por computadores não-Windows tem levado os provedores de conteúdo a preferir formatos de streaming que funcionam igualmente bem em todas as plataformas .