Enquanto a maioria das extensões de arquivo são usados para distribuir um tipo específico de dados , a extensão do arquivo DAT circula informações sobre aplicativos , vídeos, e-mails ou jogos. Para abrir um arquivo DAT , os usuários precisam selecionar um programa que seja compatível com seu uso especializado. Arquivos de aplicativo
A variedade de arquivos DAT que os usuários normalmente encontram são objetos de dados genéricos criados por aplicativos . Programas que funcionam com arquivos DAT incluem Nullsoft Winamp, Microsoft Visual Studio, Corel WordPerfect , o Nero ShowTime , Pitney Bowes MapInfo , Ontrack EasyRecovery , Runtime GetDataBack e SoftVelocity Clarion. Embora sejam comumente escrito em formato binário , os usuários podem também ser capaz de abrir arquivos DAT baseados em texto em um editor de texto.
Arquivos de vídeo
DAT também é um formato de vídeo digital que é usado para codificar mídia para publicação em CD players de vídeo , ou VCD . Além de VCD , os usuários podem transmitir arquivos DAT individualmente em media players , como VLC , GOM Player ou MPlayer . A mídia também pode ser aberto em aplicações de vídeo digital , como VCDGear , CyberLink PowerDirector , CyberLink PowerProducer ou River Past Video Cleaner .
Email Arquivos
da Microsoft versão do formato DAT foi projetado para comunicar informações de formatação para rich Text , ou RTF, e-mails enviados a partir do Microsoft Exchange Server. Este tipo específico de arquivo DAT é desenvolvido para trabalhar com clientes de email que não podem ler mensagens RTF . Além do Microsoft Outlook, o formato proprietário da Microsoft pode ser aberto em programas como o Encryptomatic Message Viewer Lite, WinMail Decoder e WMDecode para Windows.
Arquivos do jogo
DAT arquivos também são usadas por programas de jogos para armazenar informações sobre o desempenho do jogador , bem como controlar o ambiente do usuário. SimCity 4 e Minecraft são dois jogos de construção que operam com arquivos DAT. SimCity 4 arquivos DAT pode ser aberto individualmente em iLives Reader e DataGen .