Antes de 1985, a composição foi feita em máquinas de grande porte e não havia tal coisa como editoração eletrônica. Nascido da união de hardware da Apple e da linguagem PostScript, Aldus ( agora Adobe) Pagemaker mudou tudo isso. Lançou um mundo que , hoje , traz print -on-demand , garagem panfletos caseiros de venda e layout de página profissional no domínio de um computador em casa. Beginnings
John Warnock , líder da equipe que inventou PostScript, deixou a Xerox PARC para comercializar seu próprio produto. Ele formou Adobe Systems.
Quando a Apple Macintosh lançado em 1984 , foi a aclamação da crítica e desprezo consumidor. Macs eram caros e usou um built-in de impressão PostScript , a Apple LaserWriter , havia mais barato e menos opções proprietárias
No entanto, Macs provaram populares entre os designers e artistas ; . Que era para eles que Pagemaker foi criado. Em 1985, Paul Brainerd fundada Aldus Corporation e lançou o primeiro programa de editoração eletrônica , Pagemaker , para o Mac .
Pagemaker
Em 1986, Pagemaker foi portado para o Windows , mas o Mac foi firmemente estabelecida como o computador para editoração eletrônica. Versão 1.0 inclui funções de arrastar e soltar , tipo e ferramentas gráficas.
Estas versões iniciais incluíram uma versão especial do Windows, que pode ser executado a partir de um prompt do MS -DOS. O software continuou a desenvolver , em 1986 , Pagemaker ganhou Excelência um Publishers Association Award Software no Software ( melhor novo uso de um computador ) e versão 3.0.1 trouxe Pagemaker para o sistema operacional OS /2
< br. >
competição
Versão 4.2 do Pagemaker introduziu rotação de texto e um editor de história, mas em 1988 Quark XPress estava oferecendo uma séria concorrência , incluindo a capacidade de separar as cores. Pagemaker 5 incluiu a separação de cores para competir com Quark, mas já era tarde demais para software Aldus ' para se tornar o número um de novo.
Adobe
Para todas as suas incursões design gráfico, Adobe Systems não tinha vindo acima com seu próprio software de DTP . Em 1994 , ele abordou esse problema ao anunciar que iria adquirir Aldus . A venda permitiu Paul Brainerd para perseguir outros interesses , e ele fundou a Fundação Brainerd, uma instituição de caridade ambiental , em 1995.
Adobe lançou versões Pagemaker 6.0, 6.5 e 7.0 . Então, em 1999 , a Adobe trouxe seu próprio software de editoração eletrônica, InDesign, e começou a concentrar suas pesquisas lá em vez de em Pagemaker .
Declínio
Em 2004, Adobe anunciou que deixaria de desenvolver Adobe Pagemaker . Ele ofereceu atualizações e suporte , mas não criar mais versões . A última versão integral foi Pagemaker 7.0, emitido em 9 de julho de 2001. É permitido aos usuários uma melhor compatibilidade entre os estilos de documentos e apresentou dados merge ( mais comumente conhecido como " mala direta " ) .
Desde então, a Adobe lançou mais duas actualizações. A versão atual , Pagemaker 7.0.2 , pode muito bem ser o último , encerrando uma era que mudou o mundo editorial para sempre.