No contexto dos bancos de dados relacionais e da teoria dos bancos de dados, existem três tipos principais de dependências funcionais:
1.
Dependência funcional simples :Uma dependência funcional simples (também conhecida como dependência funcional básica) é um relacionamento entre dois atributos em uma relação, onde o valor de um atributo (o determinante) determina exclusivamente o valor do outro atributo (o dependente). Isso é representado como A → B, onde A é o determinante e B é o dependente.
2.
Dependência funcional multivalorada :Uma dependência funcional multivalorada é um relacionamento entre dois conjuntos de atributos em uma relação, onde o valor de um conjunto de atributos (o determinante) determina exclusivamente um conjunto de valores possíveis para o outro conjunto de atributos (o dependente). Isso é representado como A →→ B, onde A é o determinante e B é o dependente.
3.
Junte-se à dependência funcional :Uma dependência funcional de junção é um relacionamento entre dois conjuntos de atributos em uma relação, onde os valores dos atributos no primeiro conjunto (o determinante esquerdo) e os valores dos atributos no segundo conjunto (o determinante direito) juntos determinam exclusivamente os valores de um terceiro conjunto de atributos (o dependente). Isso é representado como A⋈B → C, onde A e B são os determinantes esquerdo e direito, respectivamente, e C é o dependente.
Além desses três tipos principais, existem também alguns tipos menos comuns de dependências funcionais, como dependências funcionais parciais e dependências funcionais condicionais.