arquivos de computador às vezes pode tornar-se demasiado grande para fácil armazenamento e transferência , que é um problema especialmente para upload e download na Internet. Há muitas formas de comprimir dados para tornar os arquivos menores sem perder informação ou sacrificar a qualidade. A compressão dos dados pode ser realizada com a utilização de programas utilitários , realizada automaticamente pelo sistema operativo de um computador , ou ser feito no momento da criação de um ficheiro . Programas utilitários
Os usuários de computador pode executar um programa utilitário para converter arquivos individuais em um arquivo com um formato compactado , conhecido como um arquivo morto , que ocupa muito menos espaço. Esses arquivos podem mais tarde ser descompactado com a mesma aplicação ou um programa companheiro para restaurar seus conteúdos originais. Nenhuma informação é perdida no processo . Com a compressão baseada na utilidade de um sistema operacional do computador não está envolvido além de armazenar o arquivo compactado , que é tratado como qualquer outro arquivo . PKZip e WinZip são exemplos de utilitários de compressão de arquivos.
Operacional Sistema de Compressão
Alguns sistemas operacionais irão comprimir automaticamente os tipos de arquivos selecionados e , em seguida, descompactá-los no momento em que são carregados nos programas que os utilizam. Windows NT e Windows 2000 executar esta função, mas somente se eles estão funcionando no NTSF ( New Technology File System ) de modo. A maioria das outras versões do Windows não tem esse recurso, mesmo que eles usam o sistema de arquivos NTSF .
Volume Compressão
volumes disco inteiro pode ser comprimido com programas utilitários que arquivar seus conteúdos . Os arquivos são descompactados automaticamente pelo sistema operacional ou um utilitário apropriado , sempre que eles são usados. Este método de compactação de arquivos não é muito usado mais uma vez que o advento do armazenamento em disco abundante e barato.
Arquivos de imagem
A maioria dos arquivos de imagem digital são comprimidas pelos programas ou dispositivos que os criam. O tipo de arquivo mais comum para fotos é JPEG (Joint Photographic Experts Group ), um formato que usa graus variáveis de compressão. Ao selecionar a quantidade de compressão para aplicar , o usuário pode negociar fora de qualidade para o tamanho do arquivo . Embora não haja perda de dados , a redução no tamanho de até vinte vezes pode ser alcançado sem ser visível . O algoritmo JPEG identifica as áreas da imagem que são semelhantes e podem ser codificados e armazenados em forma de comprimido .
Outro formato de imagem que utiliza a compressão é GIF (Graphics Interchange Format) . Ele usa um número reduzido de cores , o que economiza uma grande quantidade de espaço , exigindo menos bytes de dados para representar cada pixel. O formato GIF também utiliza codificação para representar os pixels adjacentes semelhantes , da mesma forma que o formato JPEG faz.