drives Zip da Iomega Corporation tornou-se o meio sneakernet de escolha em meados da década de 1990 . Sua capacidade de 100 MB - mais tarde aumentou para 250 MB e além - e tamanho pequeno tornou fácil para colocar um projeto inteiro em um bolso da camisa . Mas os usuários começaram a ouvir falar de um fenômeno chamado de " clique da morte", um cenário de falha em que a inserção de um disco em uma unidade Zip produzido nada mais do que uma série rítmica de cliques. Pior ainda , parecia que uma vez que uma unidade demonstrou este sintoma , qualquer disco inserido nele apresentaram o mesmo comportamento mortal - nessa ou em qualquer outra unidade. O Click da Morte
Como a maioria das unidades de mídia removível , discos Zip fez uma série de sons distintos quando o usuário inseriu um disco. Mesmo que você não podia ver luzes de atividade da sua unidade , você pode reconhecer a assinatura sonora de um disco de leitura com sucesso. Por outro lado, o clique da morte composto por uma seqüência de hesitante , uma "ka -tick , ka -tick , ka -tick ", que não soa bem , mesmo se você não sabia o que isso significava . Uma vez que você ouviu, você sabia muito bem o que era , se você já ouviu falar de novo: o som de seus dados em um disco desmaterializando você provavelmente nunca seria capaz de ler novamente
Anatomia de um . Drive Failure
Análise da unidade Zip e sua mídia mostrou que o clique de morte resultou de vulnerabilidades mecânicos nos mecanismos , que haviam sido projetados para o padrão de um produto de consumo , mas encontrou uso difundido entre os profissionais . Acrescente a isso a portabilidade dos mecanismos , o fato de que suas aberturas permitidas poeira e outros poluentes ambientais a rastejar para dentro do slot operacional ea propensão dos usuários para lançar os meios de comunicação em torno cavalierly , e você teve uma receita para um desastre que ninguém realmente viu chegando até que chegou .
o clique da morte nada mais é do que o som de uma unidade de tentar e não conseguir ler o meio inserido nele. O fracasso do cartucho , causada por uma unidade miswriting a ele, já pode ter ocorrido bem antes do meio mostra qualquer comportamento anormal .
Além discos Zip
Iomega de problemas de disco Zip não se restringiram a uma linha de produtos. Suas unidades Jaz , com cartuchos fisicamente maiores que armazenavam um gigabyte de dados , sofreu do mesmo fenômeno. Infelizmente, a capacidade de mídia e popularidade dos mecanismos entre os músicos , bem como artistas visuais fez com que um grande número de pessoas foram confiando trabalhos criativos insubstituíveis para essas azuis super- disquetes frágeis. Quando os mecanismos de falha , os gemidos de angústia ecoou por toda a Internet. Diante de um pesadelo publicidade, Iomega oferecido unidades de reposição para os proprietários que os contatados sobre o problema.
Processos e recursos legais
O clique da morte provou ser uma generalizada açoitarão , tão comum que uma ação de classe se seguiu contra o fabricante . No assentamento , Iomega oferecido clientes descontos em futuras compras de produtos da Iomega . Infelizmente para a empresa , a devastação de dados de clique de morte deixou a maioria das vítimas desconfiam dos produtos da Iomega , para dizer o mínimo . Apesar liberando Zip drives com capacidades mais altas e produtos adicionais de armazenamento removíveis , Iomega naufragou no mercado e, eventualmente, foi adquirida pela EMC em 2008 para 213 milhões dólar .