Compressão de dados pode ser usado para muitas finalidades em computadores e alcançou em muitos aspectos . Existem dois tipos de compressão de dados , perdas e sem perdas . A compressão com perdas de dados torna menor , removendo o excesso de dados de modo que o resultado final ainda é aceitável para o seu propósito. Este é um processo de mão única e os dados comprimidos é o resultado. Compressão sem perdas de dados torna menor , procurando por padrões que podem ser escritas de forma mais concisa . Este é um processo reversível e um ficheiro comprimido é o resultado . Este arquivo deverá ser descompactado para acessar os dados originais. Vantagens de compressão de dados são os dados compactados ocupam menos espaço em um computador e ser mais rápido para transmitir. Arquivos
compressão de dados para arquivos de computador é uma compressão sem perdas. Há muitos formatos de compressão , cada um usando uma técnica diferente para tentar compactar o arquivo . O tipo de compressão usado pode ser identificado pelo tipo do formato de ficheiro comprimido . Por exemplo, um arquivo rar . Utiliza o formato de compressão RAR. Ferramentas populares para compressão de dados de arquivo são 7-Zip , que é popular porque ele é compatível com uma vasta gama de formatos de compressão , e WinRar , porque é o único software capaz de criar comprimido. Rar .
áudio
compressão de dados para áudio pode ser com ou sem perdas . O mais utilizado é com perdas devido à redução substancial no tamanho do arquivo , com pouca alteração perceptível do som. O formato mais utilizado é o MP3 . A compressão remove sons a partir da gravação original para criar um arquivo menor com menor qualidade de áudio. O nível de compressão pode ser definido no momento da codificação. Ferramentas populares para compressão de dados de áudio são CDex , que também oferece a capacidade de transferir faixas de um CD, e Audacity , que também possui funções de edição de áudio.