? Na década de 1990 , a necessidade de uma nova forma de mídia portátil era óbvio. Os discos rígidos pode armazenar centenas de megabytes de dados , mas a maior opção de armazenamento removível disponível para a maioria dos usuários era disquetes de 1,44 megabytes . Em 1994 , a empresa Iomega lançou o Zip drive , seguindo-o com a unidade Jaz , em 1995 , as duas tentativas de fornecer uma mídia removível que pode armazenar uma grande quantidade de dados. Zip
O sistema Zip drive era muito semelhante em design para unidades de disquete. O meio consistia de um prato magnético alojado em uma caixa de plástico . Quando o usuário inseriu o disco na unidade , uma porta de correr que abre , permitindo a leitura /gravação de cabeças acesso à superfície magnética. Discos Zip precoce pode armazenar 100 megabytes de dados , mas a empresa em breve lançado 250 - e versões de 750 megabytes , alguns dos quais ainda estão em uso hoje
Jaz
o follow-up para a unidade Zip foi o sistema de cartucho Jaz , e levou seu projeto a partir do disco rígido. O cartucho Jaz continha um par de pratos de metal duro e uma porta de metal deslizante para permitir que as cabeças da unidade de acesso às superfícies. A tiragem inicial de cartuchos Jaz conseguiu segurar um gigabyte de dados , ea empresa lançou uma versão de 2 gigabytes antes da descontinuação do formato em 2002.
Projeto Questões
Tanto o Zip e Jaz foram projetos inovadores e popular quando lançado, mas os usuários logo descobriu problemas com o design. Um dos pontos de venda foi a portabilidade do sistema, tanto como Zip e Jaz estavam disponíveis no exterior , plug-in versões, mas manuseio descuidado de unidades externas podem danificar a frágil de leitura /gravação de cabeças . Os discos e os cartuchos , assim , eram propensos a poeira e outros contaminantes trabalhar o seu caminho dentro do caso , danificar as superfícies magnéticas no interior . Mídia danificados produzido um ciclo onde as cabeças de leitura /gravação se rapidamente pular de volta e para trás , criando um ruído eventualmente apelidado de " o clique da morte". Pequenos defeitos podem causar perda de dados e até mesmo danificar o hardware em si .
Hoje
Enquanto Iomega lançou novas versões de seus discos para aumentar a sua fiabilidade, o crescimento da mídia óptica como uma solução de armazenamento barato e fiável logo causou uma mudança no mercado . CDs graváveis poderia prender 700 megabytes de dados , foram consideravelmente mais barato do que os discos Zip ou cartuchos Jaz , e eram muito menos propensos a falhas . No final, a Iomega interrompido o sistema de Jaz , e enquanto a empresa ainda fabrica discos Zip e unidades , o formato comanda uma quota de mercado muito menor em comparação com discos ópticos , drives flash e opções de armazenamento de disco rígido externo.