? Hardware fisicamente prejudicial geralmente vai contra o propósito de malware. Se o malware destrói um sistema que está infectado, ele já não pode propagar-se de que o sistema de computadores novos. É extremamente improvável que um programa malicioso irá causar danos físicos a um computador , no entanto , é , em alguns casos , possível , e vários vírus têm de hardware , em vez de dados de alvo . Baterias
Como todos os componentes do computador , a bateria em um laptop move informações de e para o sistema operacional. Se, por exemplo , a bateria está fraca , ele diz ao computador que requer energia do adaptador AC . O especialista em segurança Charlie Miller demonstrou que um programa de malware poderia , teoricamente , interceptar essas mensagens e transmitir mensagens falsas em vez disso, assim , possivelmente, danificar a bateria. Por exemplo, o malware pode dizer ao sistema operacional que a bateria precisa ser carregada , mesmo quando ela está totalmente carregada . Isso poderia queimar a bateria e torná-lo inútil .
BIOS
O chip da BIOS do seu computador contém as informações e instruções de arranque para o sistema. Vírus como Chernobyl /CIH , Kriz e Magistr ataque este chip , corrompendo ou apagando as informações que ele contém . Embora esses vírus não , tecnicamente falando , danificar fisicamente o circuito no chip do BIOS, eles inutilizá-lo . A única maneira de recuperar um computador que um desses vírus tem atacado é substituir o chip da BIOS ou enviar o chip de volta para a fábrica para a reprogramação .
Hoaxes e Mitos
Embora alguns usuários têm relatado encontrar vírus que destroem fisicamente discos rígidos, monitores e CPUs, estes relatórios são geralmente ou hoaxes ou o resultado de um problema de hardware diferente. Tecnicamente, um vírus pode ser capaz de destruir um disco rígido , movendo o braço de carro fora dos parâmetros do dispositivo. No entanto , os discos rígidos modernos têm incorporado de salvaguardas que impedem que isto aconteça. Da mesma forma , um vírus pode tentar superaquecer o processador , desligando o ventilador de refrigeração , mas processadores modernos desligado quando atingem uma certa temperatura , tornando este tipo de ataque improvável para ser bem sucedido . O chamado vírus raio de morte , que supostamente faz com que o monitor do computador para explodir, é outro exemplo de uma peça inexistente de malware.
Proteção
Embora seja muito pouco provável que o malware irá causar dano físico ao hardware do computador , os programadores de malware estão constantemente desenvolvendo novas vias de ataque, e novos vírus surgem sem aviso prévio. Um novo vírus que danifica hardware pode ter um impacto devastador. O vírus Chernobyl /CIH destruiu centenas de milhares de computadores , fazendo com que centenas de milhões de dólares em prejuízos econômicos . Para proteger o seu computador , mantenha sempre um tempo real anti-vírus funcionando, e atualizar suas definições de vírus regularmente. Instale o software anti -vírus em todo o seu hardware, incluindo tablets e smartphones .