1. Monitore comportamento incomum do sistema *
Maior uso da CPU . Alguns vírus podem usar muita energia da CPU para executar seu código malicioso. Se o seu computador começar a funcionar lentamente ou se o ventilador começar a girar alto, pode ser um sinal de infecção por vírus.
*
Pop-ups ou programas indesejados . Alguns vírus exibem anúncios pop-up ou instalam programas indesejados que podem alterar as configurações do seu navegador ou rastrear sua atividade.
*
Alterações em seus arquivos ou configurações . Os vírus podem modificar ou excluir arquivos do seu computador ou alterar as configurações do sistema.
2. Verifique se há arquivos ou programas suspeitos *
Procure arquivos desconhecidos em seu computador . Se você vir algum arquivo que não reconhece ou que tenha nomes estranhos, eles podem ser vírus ou outro malware.
*
Verifique seus programas instalados . Alguns vírus podem se instalar como programas no seu computador. Vá ao Painel de Controle e procure programas que você não reconhece ou que não instalou.
3. Analise o seu computador com um scanner online Existem vários antivírus online que podem verificar se há vírus em seu computador. Esses scanners podem ser úteis para detectar vírus que ainda não foram detectados pelo software antivírus.
4. Inicialize seu computador a partir de um Live CD ou unidade USB Se você acha que seu computador pode estar infectado por um vírus que não pode ser removido com um software antivírus ou um scanner online, você pode tentar inicializar o computador a partir de um CD ativo ou unidade USB. Isso permitirá que você verifique se há vírus em seu computador sem precisar inicializar o Windows.
5. Entre em contato com um profissional de reparo de computador Se você não conseguir detectar ou remover um vírus sozinho, entre em contato com um profissional de reparo de computador. Eles serão capazes de verificar se há vírus em seu computador e removê-los, se necessário.