Construindo um scanner de vírus tem habilidades de programação muito específicas , mas a abordagem geral não é difícil de entender. Um scanner de vírus usa exemplos de código pré-definidas que são chamadas "assinaturas ". Estas assinaturas são comparados com outros programas no computador, e se os programas têm um código que é semelhante ou idêntico ao do arquivo de assinatura , o programa é marcado como um vírus. O desenho destas assinaturas e a maneira pela qual eles são comparados com os arquivos de programas são fundamentais no desenvolvimento de um anti-virus . Instruções
1
Decida que tipo de vírus que deseja digitalizar para . Muitos tipos de vírus estão a ser desenvolvidos cada dia . Alguns tipos fará com que os dados sejam destruídos e causar estragos no computador de uma pessoa, enquanto outros simplesmente se sentar no fundo e mostrar anúncios pop -up a cada poucos minutos . Diferentes tipos de vírus requerem diferentes tipos de assinaturas de detectar.
2
arquivos de assinatura de design que você pode usar para verificar os arquivos para um vírus. Estes arquivos de assinatura geralmente são desenvolvidos a partir de código de vírus conhecidos , então uma abordagem seria para analisar o código de um arquivo de vírus conhecidos e escrever um arquivo de assinatura com base nisso. Então, sempre que o vírus apareceu novamente em um computador, você seria capaz de detectá-lo.
3
Criar um utilitário de verificação que irá analisar cada arquivo em um computador , e comparar isso arquivo com os arquivos de assinatura que você criou. Geralmente , apenas a primeira porção de ficheiros é comparado com os arquivos de assinatura , uma vez que, geralmente, é em que o código do vírus é colocado . Para ser mais completo , o leitor pode comparar a totalidade de cada arquivo no computador com cada arquivo de assinatura , mas isso aumenta o tempo que leva para fazer a varredura do computador e faz uma varredura sob demanda (que verifica todos os arquivos do computador abre uma vez que abre isso) muito recurso intensivo .