ClamTk é uma interface gráfica para o ClamAV , um utilitário anti-vírus gratuito para computadores baseados em Linux e Unix . Como acontece com qualquer aplicação antivírus , é importante para manter ClamAV atualizado para se certificar que seu computador está protegido contra ameaças emergentes na Internet. Se você usar ClamTk como front-end para o ClamAV , você pode receber uma mensagem de erro dizendo que ClamTk é incapaz de atualizar porque o aplicativo não tem raiz (administrador) o acesso ao computador , ou você pode simplesmente ver a mensagem "Falha " , na janela de atualização. Você pode dar acesso root ClamTk ao computador para resolver esse problema. Instruções
1
Feche quaisquer instâncias em execução do ClamTk . Clique no menu " Aplicações " no desktop Linux, e navegue até " Acessórios " e " Terminal". Isso abre uma janela de prompt de comando.
2 Tipo
" gksudo clamtk " sem aspas e pressione " Enter". Isso inicia uma nova instância do ClamTk com privilégios administrativos.
3
Digite a senha de root para Linux e pressione " Enter". a aplicação ClamTk aparece. Se você nunca foi capaz de atualizar ClamTk ou ClamAV antes, você deve ver agora que a data exibida depois de " definições de vírus " é a data atual. Se a data estiver incorreta , continue para a próxima etapa para atualizar ClamTk manualmente.
4
Clique no menu drop -down "Ajuda" no canto superior direito da janela do ClamTk e clique em "Check for Updates ".
5
Clique no botão " check for Updates" . ClamTk procura automaticamente e downloads de todas as atualizações disponíveis .
6
Clique no botão "Fechar" quando a atualização for concluída.