Adobe Illustrator CS3, no momento da escrita, é o padrão da indústria entre software de design gráfico . A força desse programa está nas capacidades de saída de vetores que permitem imagens em escala para tamanhos grandes infinitamente sem redução de qualidade. No entanto , esses recursos podem fazer por um tempo mais difícil na criação de efeitos em alto relevo em objetos . Configurar um objecto de base
A primeira parte do processo de criação de um efeito de relevo está gerando um objeto base. Para fins de demonstração e de aprendizagem , é melhor começar com a criação de uma elipse ou círculo. Na barra de ferramentas lateral, clique e segure a ferramenta retângulo para revelar um menu drop -down e selecione a ferramenta elipse. ( A tecla de atalho para a ferramenta é "L" ).
Em sua folha em branco, clique e arraste para criar uma elipse em seu papel. Você pode segurar "Shift" ao fazê-lo para criar um círculo. Quando o objeto é criado , selecione uma cor de preenchimento para o seu objeto e selecione "None" para a cor do traço .
Configurando um Gradient Mesh
Depois de ter criado elipse e selecionou sua cor, é hora de começar a criar o efeito de relevo . O primeiro passo para fazer isso consiste em criar uma malha de gradiente para a elipse . Fazê-lo , selecionando o objeto com a ferramenta de seleção (V). Em seguida, abra o menu " Object" na barra superior e selecione "Criar Gradient Mesh ... " . Uma nova caixa de diálogo deve aparecer, intitulada "Criar Gradient Mesh " .
Para ter uma idéia da ferramenta malha de gradiente , é melhor começar com quatro linhas e quatro colunas. Em " Aparência" , selecione " plana" , e deixar "Destaque " a 100 por cento.
Colorindo o Gradient Mesh
Uma vez que o Gradient Mesh está definido acima, a parte mais desafiadora do processo começa. A idéia por trás criando um efeito alto-relevo depende completamente de como você sombra do objeto.
A fim de criar um efeito convincente em relevo , você deve escurecer a metade da borda do objeto , e clarear a metade oposta . Para fazer isso , use a ferramenta Seleção Direta (A) para selecionar os pontos de ancoragem ao longo da borda do objeto. Selecionar vários pontos de ancoragem de uma só vez mantendo a tecla "Shift" .
Quando os pontos de ancoragem ao longo de metade da borda da elipse são selecionados , mude a cor de preenchimento para um valor mais escura do que a cor de preenchimento da elipse. Repita este passo para o lado oposto da elipse , e alterar a cor de preenchimento para um valor mais leve, então a elipse cor de preenchimento .
Modificando o Gradient Mesh
A passo final é a apertar -se os gradientes , movendo os pontos de ancoragem , que estão dentro das bordas da elipse . Usando a ferramenta Seleção Direta (A) , selecione os pontos de ancoragem no interior da elipse e incentivá-los para as bordas usando as teclas de seta. Isso fará com que a transição de cores em um comprimento mais curto e dar ao objeto um olhar gravado . Certifique-se de clicar e arrastar as alças dos pontos de ancoragem para suavizar a transição entre cada ponto de ancoragem.
Agarrando os controles para modificar uma malha de gradiente pode ser complicado no início, mas com a prática suficiente , torna-se muito mais exercício intuitivo e simples. É útil para o trabalho com uma imagem de referência para atingir o mais preciso e suave de um efeito de gravação possível.