O Adobe Flash Builder (anteriormente Adobe Flex Builder) era um ambiente de desenvolvimento integrado (IDE) usado principalmente para criar aplicativos e aplicativos ricos na Internet (RIAs) usando as tecnologias do Adobe Flash, especificamente o ActionScript e a estrutura flexível.
Seus principais usos incluídos:
*
Criando aplicativos ricos na Internet (RIAS): Esses foram aplicativos que foram executados em um navegador da Web, mas ofereceram uma experiência de usuário muito mais rica do que as páginas da web tradicionais, apresentando animações sofisticadas, elementos interativos e integração de dados. Pense em coisas como painéis interativos, jogos e módulos de treinamento on -line.
*
Desenvolvendo aplicativos móveis (limitados): Embora focado principalmente em aplicativos de desktop e web, o Flash Builder também pode ser usado para desenvolver aplicativos para algumas plataformas móveis, embora isso fosse menos comum em comparação ao desenvolvimento móvel nativo.
*
desenvolvimento de ações: Ele forneceu um ambiente poderoso para escrever e depurar o código do ActionScript, a linguagem de programação usada para criar conteúdo flash.
*
Desenvolvimento da estrutura flexível: O IDE ofereceu um excelente suporte para a estrutura Flex, um kit de desenvolvimento de software (SDK) que simplificou o processo de construção de RIAs complexos com uma aparência consistente.
No entanto, é crucial observar que o Adobe Flash Builder não é mais apoiado ativamente e a tecnologia Flash foi oficialmente descontinuada. A maioria dos navegadores não suporta mais flash player, renderizando aplicativos construídos com o Flash Builder em grande parte inutilizável. O desenvolvimento da Web moderno passou a tecnologias como HTML5, JavaScript, CSS e várias estruturas JavaScript.