A criação de um arquivo de script usando o editor vi envolve as seguintes etapas:
1. Abra o editor vi:Para fazer isso, abra um terminal ou janela de prompt de comando e digite “vi” seguido do nome do arquivo que deseja criar. Por exemplo, para criar um arquivo chamado “script.sh”, você digitaria “vi script.sh”.
2. Entre no modo de inserção:Quando estiver no editor vi, pressione a tecla “i” para entrar no modo de inserção. Isso permitirá que você digite texto no arquivo.
3. Escreva seu script:No modo de inserção, você pode digitar os comandos e instruções que deseja incluir em seu arquivo de script. Certifique-se de seguir a sintaxe e a lógica adequadas exigidas para sua linguagem de script específica.
4. Salve o arquivo:Assim que terminar de escrever seu script, pressione a tecla “Esc” para sair do modo de inserção. Em seguida, digite ":wq" (escrever e sair) para salvar o arquivo e sair do editor vi. Alternativamente, você pode pressionar “ZZ” para salvar e sair.
5. Torne o script executável:Se o seu script for escrito em uma linguagem interpretada como Python ou Bash, pode ser necessário torná-lo executável antes de poder executá-lo. Para fazer isso, digite "chmod +x
" na janela do terminal. Por exemplo, para tornar o script “script.sh” executável, você digitaria “chmod +x script.sh”.
Lembre-se de que o editor vi tem uma curva de aprendizado acentuada e há muitos comandos e opções disponíveis. Se você é novo no vi, recomendo usar um editor de texto mais amigável para iniciantes, como nano ou gedit, até se sentir mais confortável com o vi.