1. Comece com um bom mecanismo de pesquisa. O Google é o mecanismo de busca mais popular, mas existem outras ótimas opções como Bing, Yahoo e DuckDuckGo. Cada mecanismo de pesquisa tem seus próprios pontos fortes e fracos, então você pode experimentar alguns para ver qual deles prefere.
2. Use palavras-chave específicas. Quando estiver procurando por algo, seja o mais específico possível. Por exemplo, em vez de pesquisar “comida”, você pode pesquisar “restaurantes italianos na cidade de Nova York”. Quanto mais específico você for, maior será a probabilidade de encontrar o que procura.
3. Use operadores booleanos. Operadores booleanos são palavras que podem ser usadas para combinar termos de pesquisa. Os operadores booleanos mais comuns são AND, OR e NOT.
*
E pode ser usado para combinar dois termos de pesquisa e encontrar resultados que contenham ambos os termos. Por exemplo, se você pesquisar “pizza E macarrão”, encontrará resultados sobre pizza e macarrão.
*
OU pode ser usado para combinar dois termos de pesquisa e encontrar resultados que contenham qualquer um dos termos. Por exemplo, se você pesquisar “pizza OU macarrão”, encontrará resultados sobre pizza, macarrão ou ambos.
*
NÃO pode ser usado para excluir um termo dos resultados da pesquisa. Por exemplo, se você pesquisar “pizza NÃO com calabresa”, encontrará resultados sobre pizza que não contém calabresa.
4. Use os recursos de pesquisa avançada. A maioria dos mecanismos de pesquisa possui recursos de pesquisa avançados que permitem ajustar os resultados da pesquisa. Por exemplo, você pode usar os recursos de pesquisa avançada para pesquisar resultados em um período de tempo específico, em um site específico ou em um idioma específico.
5. Não tenha medo de experimentar. A melhor maneira de aprender como pesquisar com eficácia é experimentar diferentes termos e técnicas de pesquisa. Quanto mais você praticar, melhor você se tornará em encontrar o que procura.