O Google Gears era uma extensão descontinuada do navegador (não um navegador) que forneceu recursos offline e acesso a certos recursos não suportados nativamente pelos navegadores na época. Pense nisso como um conjunto de ferramentas para aprimorar a funcionalidade de um navegador. Foi usado para ativar aplicativos da Web offline, geolocalização e armazenamento local.
A principal diferença entre o Google Gears e o Chrome é que:
*
Chrome é um navegador da web , um aplicativo completo que lida com a navegação na Internet. É a plataforma * na qual você * executa * aplicativos.
*
Google Gears foi uma extensão do navegador , um plug-in ou complemento que adicionou funcionalidades * a * um navegador existente (como Firefox ou Internet Explorer). Precisava de um navegador para existir e funcionar.
Em essência, o Google Gears foi uma solução temporária para um problema que o Chrome acabou resolvendo nativamente. Muitos dos recursos fornecidos (como armazenamento local e acesso offline) agora são recursos padrão incorporados em navegadores modernos como Chrome, Firefox, Safari e Edge, tornando obsoleto o Google. Os recursos embutidos do Chrome substituíram a necessidade da extensão do Gears. O Google interrompeu oficialmente as marcas em 2011.