Problemas de mouse são um dos problemas mais comuns no Windows 10 e podem ser causados por vários fatores. Se o mouse estiver lento ou travando, aqui estão 10 maneiras eficazes de resolver o problema:
1. Atualize seus drivers. Drivers desatualizados podem causar todos os tipos de problemas, incluindo atraso e congelamento do mouse. Para atualizar os drivers do mouse, acesse o site do fabricante e baixe os drivers mais recentes para o seu modelo.
2. Desative programas desnecessários em segundo plano. Alguns programas podem interferir no mouse, causando atraso ou congelamento. Para desativar programas desnecessários em segundo plano, pressione
Ctrl + Shift + Esc para abrir o Gerenciador de Tarefas e vá para
Inicializar e clique em
Desativar botão para qualquer programa que você não precisa executar na inicialização.
3. Ajuste as configurações de energia do mouse. Se o mouse estiver no modo de economia de energia, isso poderá causar atraso ou congelamento. Para ajustar as configurações de energia do mouse, vá para o
Painel de Controle e clique em
Opções de energia e selecione o
Plano de energia que você está usando atualmente. Em seguida, clique em
Alterar configurações do plano link e clique em
Alterar configurações avançadas de energia link. Nas
Configurações avançadas caixa de diálogo, expanda as
Configurações USB opção e selecione a
configuração de suspensão seletiva de USB . Defina esta configuração como
Desativado e clique em
OK botão.
4. Verifique seu cabo USB. Se o cabo USB que conecta o mouse ao computador estiver danificado ou solto, isso poderá causar atraso ou congelamento do mouse. Tente conectar o mouse a uma porta USB diferente e, se isso não resolver o problema, tente usar um cabo USB diferente.
5. Limpe o mouse. Se o mouse estiver sujo, isso pode causar mau funcionamento do sensor e fazer com que o mouse fique lento ou congele. Para limpar o mouse, use um pano macio e seco para limpá-lo. Você também pode usar um cotonete embebido em álcool isopropílico para limpar o sensor.
6. Verifique seu mouse pad. Se o mouse pad estiver muito sujo ou desgastado, ele poderá travar ou congelar. Tente usar um mouse pad diferente e veja se isso resolve o problema.
7. Desative os gestos do touchpad. Se você estiver usando um laptop com touchpad e o touchpad estiver ativado, ele poderá interferir no mouse e causar atraso ou congelamento. Para desativar o touchpad, vá para o
Painel de Controle e clique em
Mouse e clique no
Touchpad guia. Nas
configurações do touchpad caixa de diálogo, desmarque a opção
Ativar touchpad caixa de seleção e clique em
OK botão.
8. Reinicie seu computador. Às vezes, reiniciar o computador pode corrigir problemas de atraso ou congelamento do mouse. Quando o sistema for reiniciado, ele recarregará os drivers e programas que estavam em execução antes. Isso pode ajudar a resolver quaisquer problemas que possam estar causando problemas no mouse.
9. Atualize o Windows 10. A Microsoft lança regularmente atualizações para o Windows 10 que corrigem bugs e melhoram o sistema operacional. Se você não atualiza o Windows 10 há algum tempo, vale a pena verificar se há atualizações e instalá-las. Para verificar se há atualizações:
- Pressione a
tecla Windows +
Eu para abrir as configurações
- Clique em
Atualização e segurança - Clique em
Windows Update - Clique em
Verificar atualizações 10. Entre em contato com o suporte da Microsoft. Se você tentou todas as etapas acima e ainda está tendo problemas com o mouse, pode ser necessário entrar em contato com o suporte da Microsoft. Eles podem ajudá-lo a solucionar o problema e fazer com que o mouse volte a funcionar corretamente.