O boot duplo refere-se quando dois sistemas operacionais diferentes estão instalados em um computador. A pessoa, então, tem a opção de inicializar em um sistema operacional ou outro quando o computador está ligado. Por exemplo, um usuário pode ter o Windows Vista instalado, bem como Linux. Isso é benéfico para as pessoas que usam aplicativos em um sistema operacional, mas preferem usar outro sistema operacional para atividades como desenvolvimento de software. A remoção de um sistema dual boot no Windows é uma questão de mudar o arquivo boot.ini. Abrindo o arquivo
Os arquivos de inicialização do Windows estão normalmente definidos para escondido. Isso significa que o usuário não é capaz de vê-los ao navegar no disco rígido. Esta configuração é configurado por padrão para evitar qualquer usuário acidentalmente apagar esses arquivos importantes. Ao editar o arquivo boot.ini , o primeiro passo é verificar se o arquivo está definido como oculto. Abra o disco rígido local e procurar a raiz para o arquivo boot.ini. Se ele não estiver lá, então ele é definido com atributos ocultos.
Clique na opção de menu " Ferramentas " na pasta raiz direção e selecione "Opções ". Nesta janela de configuração , clique na guia "Exibir" . A guia vista lista todas as opções para essa pasta específica . Remova a seleção na opção " Ocultar arquivos importantes do sistema operacional . " Além disso , certifique-se que "Mostrar pastas e arquivos ocultos " está marcada. Uma vez que o usuário pressiona o botão "OK" , os arquivos são mostrados incluindo o arquivo boot.ini.
Edite o arquivo Boot.ini
Antes de editar o arquivo, deve ser apoiada no caso de um erro é cometido durante o processo. Um arquivo boot.ini é semelhante ao seguinte :
[boot loader] timeout = 30default = multi (0) disk (0) rdisk ( 0) partition (1) \\ WINDOWS [operating systems] multi (0) disk (0) rdisk ( 0) partition (1) \\ WINDOWS = " Microsoft Windows 2000" /fastdetectmulti (0) disk (0) rdisk ( 1 ) partition ( 1) \\ WINNT = "Windows XP" /fastdetect
Observe os números entre parênteses . Estes números continuam a aumentar a um como mais sistemas operacionais estão instalados. Se o usuário deseja remover o dual boot para o Windows XP, tudo o que precisa ser feito é eliminar a última linha do arquivo boot.ini. No entanto, se o usuário deseja remover o Windows 2000 , a linha "default" na seção "boot loader" também precisa ser mudado . Nesta linha, " \\ WINDOWS " é definido como o diretório do sistema operacional . Esta linha deve apontar para o diretório do sistema operacional principal. Para a maioria das instalações do Windows 2000 , esta pasta é WINNT .
Uma vez que estas linhas foram editadas, reinicie o computador. O computador não tem mais a opção de dual boot e só boot para o sistema operacional inserido no arquivo boot.ini.